Rússia

Arábia Saudita diz que acordo com Rússia ajuda mercado de petróleo; vê boa demanda

Reuters, 05/10/2017
05/10/2017 13:44
Visualizações: 412

Os mercados globais de energia podem suportar a crescente oferta de petróleo de xisto dos Estados Unidos no próximo ano, uma vez que a demanda tem crescido e acordos entre Rússia e Arábia Saudita ajudaram a estabilizar os preços, disse a Arábia Saudita nesta quinta-feira, sugerindo confiança sobre as perspectivas para a commodity.

A Arábia Saudita e a Rússia, maior produtores mundiais de petróleo, ajudaram a assegurar um acordo entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros 10 países produtores para reduzir a oferta até o final de março de 2018, em um esforço para reduzir um excedente de produção global que pesou sobre os preços.

O ministro de Energia saudita, Khalid al-Falih, cujo país é o líder de fato da Opep, disse que ele vê como bem vinda a contribuição do petróleo de xisto dos EUA para a oferta, uma vez que a demanda global está em alta.

"O xisto vindo e entrando (no mercado) de novo em 2018 não me incomoda, de verdade. O mercado pode absorver isso", disse ele, falando ao lado do ministro russo de Energia, Alexander Novak, em um painel durante evento do setor de energia em Moscou.

"Nós temos visto uma redução estável nos estoques. Nós vemos que quando entrarmos no quarto trimestre a oferta será menor que a demanda, e os estoques estão caindo ao redor do mundo", disse Falih.

Os comentários vêm um dia após o presidente russo Vladimir Putin dizer que o acordo para cortes de produção pode ser ampliado até o final de 2018, um período maior do que vem sendo sugerido por outros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.