Projeto

Aquaviários pedem adiamento do Porto sem Papel em dois terminais

Com previsão para operar em dois terminais portuários nos próximos dias - Rio de Janeiro (RJ) na segunda-feira (15) da próxima semana e Vitória (ES) no início de setembro -, o funcionamento do projeto Porto sem Papel recebeu um pedido de adiamento nesta

A Tribuna
11/08/2011 12:41
Visualizações: 600 (0) (0) (0) (0)
Com previsão para operar em dois terminais portuários nos próximos dias - Rio de Janeiro (RJ) na segunda-feira (15) da próxima semana e Vitória (ES) no início de setembro -, o funcionamento do projeto Porto sem Papel recebeu um pedido de adiamento nesta quarta-feira (10). Reunidos na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), representantes do setor aquaviário apresentaram o pleito à Secretaria de Portos (SEP).

A reivindicação partiu do presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Glen Gordon Findlay. Ele elogiou o projeto, mas afirmou que ainda é preciso trabalhar de forma híbrida, ou seja, com o preenchimento automático das informações, como prevê o Porto sem Papel, e, no caso de imprevistos, com o sistema manual, como ainda ocorre na maioria dos terminais.

“O Porto sem Papel é um trabalho excepcional, mas o sistema híbrido precisa funcionar porque, se ocorre algum problema na via eletrônica, os navios não podem atracar”, afirmou Gordon. Segundo ele, há a necessidade de um período maior de adaptação porque o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), desenvolvedor da ferramenta, ainda avalia as melhorias que precisam ser feitas no Porto de Santos, onde o sistema vigora desde 1º de agosto.

“Vai haver uma pressão desnecessária ao Serpro. O importante é concluir os primeiros ajustes, corrigi-los, antes de expandir o projeto para outros portos”, falou Gordon, que também é presidente da Seção de Transporte Aquaviário da CNT. No Porto de Santos, por exemplo, dos 200 navios atracados desde o início do mês, segundo a Fenamar, seis enfrentaram problemas para se adaptar à nova ferramenta.

O secretário executivo da SEP, Mario Lima, adiantou que as datas para implantação do projeto no Rio de Janeiro e em Vitória serão mantidas. “O lançamento e a solução dos problemas serão simultâneos. Nós vamos cumprir os prazos e os usuários podem ficar tranquilos porque teremos um projeto absolutamente bem instalado”, prometeu.

Diante da negativa ao pedido, o dirigente da Fenamar disse que espera, ao menos, que o antigo sistema, operado com preenchimento manual dos documentos, seja aceito temporariamente pelas autoridades portuárias, até o funcionamento em perfeitas condições do Porto sem Papel.


Transbordo de cargas

O diretor executivo da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega), Marcos Soares, falou sobre uma resolução da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que exige a localização das estações de transbordo de cargas em área externa ao terminal portuário.

Mas ele destacou que alguns terminais não dispõem de espaço livre e enfrentam dificuldades para cumprir a norma - um dos casos mais críticos acontece no porto de Belém. O representante da Antaq, Alex Oliva, disse que a solução para o problema vai depender de um entendimento entre três entes: a própria Antaq, a SEP e o Ministério dos Transportes.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22