Petróleo

Após vazamento de óleo, Chevron suspende perfuração

G1
11/11/2011 10:27
Visualizações: 631
A Chevron Brasil suspendeu temporariamente as atividades de perfuração no campo de Frade, na bacia de Campos, onde um incidente causou o vazamento de cerca de 60 barris de petróleo até o começo da noite. Os trabalhos de produção no campo não foram afetados.
 
A companhia afirmou que "está tomando medidas" para combater a mancha de óleo, localizada nas proximidades do campo, que é operado pela empresa e está situado a 370 quilômetros a Nordeste da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de cerca de 1.200 metros.

"A Chevron Brasil, através de dados fornecidos por um veículo submarino operado à distância, identificou que a fonte da mancha é o óleo proveniente de uma falha na superíficie do fundo do mar, localizada próxima ao Campo Frade. As investigações sobre as causas da mancha continuam", diz a nota divulgada pela companhia.

Segundo a pretroleira, uma inspeção mostrou que as atividades de produção não estão relacionados com a mancha, e que, por isso, a produção do campo foi mantida.

A Chevron Brasil informou os órgãos competentes e está trabalhando com parceiros da indústria e usando navios para controlar a mancha e minimizar qualquer impacto ambiental, acrescentou a empresa.


ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) confirmou nesta quinta que iniciou investigação sobre o vazamento de óleo em Campos.

A mancha de óleo no mar se encontra no campo de Frade, onde a petroleira norte-americana Chevron mantém o controle da produção, segundo informou a empresa.

De acordo com a ANP, a mancha está a um quilômetro da plataforma que produz petróleo em Frade.

A Chevron, que possui 51,7% do campo de Frade, diz, em nota, que está "ciente de um vazamento de óleo localizado entre os campos de Frade e Roncador, na bacia de Campos".

O campo de Roncador, um dos maiores produtores de petróleo do país, é operado pela Petrobras.

"A Chevron está investigando a origem do vazamento. Todas as providências estão sendo tomadas", informou a companhia em nota.

Embarcações de apoio foram deslocadas ao local para identificar a origem do vazamento e recolher o óleo do mar, informou a reguladora em comunicado.

A ANP informa ainda que tomou conhecimento do acidente na manhã desta quinta-feira.

A Petrobras possui participação acionária de 30% no campo de Frade, enquanto o consórcio Frade Japão Petróleo detém os demais 18,3%.


Golfo do México

O grave acidente no Golfo do México com uma plataforma da BP elevou a atenção de empresas e do órgão regulador no Brasil para a possibilidade de acidentes no país, onde a maioria da produção de petróleo ocorre em mar.

A ANP tem aumentado as exigências em relação a segurança das instalações, o que inclusive provocou paradas não programadas de unidades de produção da Petrobras.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.