Indústria Naval

Após entrega do João Cândido, Transpetro decide multar EAS por atrasos

O valor da multa está sendo avaliado de acordo com cláusulas do contrato de compra do navio, que é parte de uma encomenda de 10 embarcações do tipo suezmax feita ao estaleiro. Encomendado pelo Promef, o João Cândido iniciou nesta sexta-feira (25) a primeira viagem, após cerimônia de entrega

Redação
25/05/2012 18:18
Visualizações: 766 (0) (0) (0) (0)
A Transpetro decidiu multar o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) pelo atraso na entrega do petroleiro João Cândido. O valor da multa está sendo avaliado de acordo com cláusulas do contrato de compra do navio, que é parte de uma encomenda de 10 embarcações do tipo suezmax feita ao estaleiro.

O Atlântico Sul deverá sofrer ainda uma outra multa, já que a embarcação Zumbi dos Palmares também já deveria ter sido entregue.

Encomendado pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), o João Cândido iniciou nesta sexta-feira (25) a primeira viagem, após cerimônia de entrega. Em sua primeira operação, o navio levará petróleo da Bacia de Campos para o Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião (SP).

Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris - quase a metade da produção diária nacional - a embarcação atingiu um índice de conteúdo nacional de 70%, maior do que os 65% estipulados na primeira fase do Promef.

O João Cândido é o segundo navio do programa a entrar em operação. O primeiro, Celso Furtado, foi entregue à Transpetro em novembro de 2011 pelo Estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro. A próxima embarcação a ser entregue, em junho, é o navio de produtos Sérgio Buarque de Holanda, também construído pelo Mauá, que concluiu com sucesso sua prova de mar no dia 16 de maio.

Além do Sérgio Buarque de Holanda, estão em fase de acabamento, no mesmo estaleiro, os navios de produtos Rômulo Almeida e José Alencar. O Promef já encomendou 49 navios, com investimento de R$ 10,8 bilhões.

Hoje, o Brasil tem a quarta maior carteira mundial de petroleiros. Os estaleiros brasileiros, que chegaram a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, empregam atualmente mais de 60 mil pessoas.

"Estamos saindo da fase da inércia. Agora vamos para a fase da produtividade. Vamos cumprir o terceiro pilar desse programa, porque os dois primeiros a gente já cumpriu: fabricar navios no Brasil e atingir 65% de nacionalização. Agora, temos que estar juntos para garantir produtividade e sustentabilidade. É assim que vamos colocar a indústria naval brasileira no cenário mundial", disse, em seu discurso, o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

A Transpetro lançou um hotsite sobre o navio João Cândido (www.promef-transpetro.com.br), onde é possível fazer um tour virtual pela embarcação.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.