Energia solar

Após autorização do Cade, Brookfield adquire projetos de energia solar no Ceará

Redação/Assessoria
28/01/2020 15:27
Após autorização do Cade, Brookfield adquire projetos de energia solar no Ceará Imagem: Divulgação Visualizações: 1314

A canadense Brookfield foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aquisição de um conjunto de projetos de energia solar no Nordeste do Brasil.

O Cade aprovou sem restrições a compra, pelo qual a Brookfield irá tomar o controle dos empreendimentos em fase pré-operacional detidos pela Alex Newen, uma companhia do grupo de engenharia e construção Steelcons, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (28). Os projetos solares envolvidos no negócio, do complexo Alex no Ceará, somarão capacidade instalada total de 278 megawatts, segundo parecer do órgão estatal.

Brookfield provisiona R$ 195 milhões do fundo imobiliário Panamby. A compra marca mais um movimento dos canadenses para ampliar a presença no setor elétrico brasileiro, onde o grupo possui significativa atuação, com ativos que vão desde hidrelétricas e parques eólicos até linhas de transmissão de eletricidade.

A iniciativa da Brookfield em investir vem em um momento em que a energia solar tem apresentado um grande crescimento no Brasil, em meio a uma elevada queda nos preços da tecnologia. Empreendimentos solares são equivalentes a apenas 1,45% do parque gerador do país, mas os últimos dois leilões do governo brasileiro para contratar novos projetos de energia, em junho e outubro de 2019, foram as primeiras ocasiões em que usinas solares tiveram o menor preço entre as fontes à disposição, ficando acima de parques eólicos e hidrelétricas em termos de competitividade. A Steelcons, dona dos empreendimentos que a Brookfield adquiriu, sediada em Campinas, no interior de São Paulo, havia fechado a venda antecipada da energia de seus projetos solares em leilão realizado pelo governo federal em abril de 2018.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.