Biocombustíveis

Apoio ao programa RenovaBio

Redação/Assessoria
22/05/2017 14:45
Visualizações: 215

A Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) presta apoio e solidariedade ao programa RenovaBio, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME).O projeto foi construído para estabelecer o desenvolvimento dos biocombustíveis no Brasil e é resultado direto dos compromissos internacionais para promover a redução de emissões brasileiras de gases do efeito estufa em 43% até 2030.

A ABiogás entende que o Brasil precisa preservar sua a posição de vanguarda na produção e uso de combustíveis renováveis, assim como a redução das emissões a partir da nossa aptidão para produção e consumo dos biocombustíveis.

A Associação apóia ainda a competitividade tanto econômica quanto ambiental entre combustíveis, principalmente frente a produtos derivados diretos de combustíveis fósseis e sabe que isso será cada vez mais viável com o RenovaBio. Por fim, a entidade entende que este é o momento de os players do setor saberem como o programa pretende valorar os combustíveis que emitem menos carbono.

O programa RenovaBio é um componente de uma agenda positiva para o Brasil, como contributo importante de um esforço planetário de mitigação das mudanças climáticas, além dos impactos positivos que os biocombustíveis, incluindo o Biogás e biometano, podem proporcionar para a sustentabilidade das atividades potenciais produtoras de matérias primas, com o desencadeamento de um novo fluxo nacional de desenvolvimento industrial e comercial descentralizado com geração de empregos e renda.

O programa estabelece regras claras de comercialização e busca oferecer segurança e previsibilidade aos investidores em biocombustíveis que passam a integrar o rol das fontes de energias renováveis reconhecidas pelo governo.

Em definitivo, cabe à ABiogás considerar ainda que o programa RenovaBio proporciona reflexos diretos na pauta de importação de derivados de combustíveis fósseis, que sem considerar as condições favoráveis existentes no País, de clima, biodiversidade, terra e matriz orgânica de biomassa residual, bases para os biocombustíveis, vem pulverizando anualmente algo em torno de 50 bilhões de dólares americanos.

Por essas razões a ABiogás louva, apóia e contribui ativa e irrestritamente com os esforços que o Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Federal vem fazendo para a articulação do RenovaBio, como política de estado consideradas de grande alcance e oportuna. Não obstante, acredita que a postura do ministério está alinhada com os reais interesses nacionais quanto ao desenvolvimento dos biocombustíveis.

A ABiogás reafirma a importância do RenovaBio para mostrar que o ministério terá nosso apoio para transformar esse projeto em uma Lei que promova um novo momento dos biocombustíveis no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13