Redação TN Petróleo/Assessoria API
O American Petroleum Institute (API) anunciou hoje (22/01) o lançamento de seu novo Programa de Reparo e Remanufatura. Por meio deste Programa, organizações que realizam reparos ou remanufatura de produtos em conformidade com normas específicas do API podem obter uma licença e aplicar a marca API Repair and Remanufacture nos equipamentos.
“O novo Programa de Reparo e Remanufatura do API representa um passo importante para estabelecer padrões consistentes no reparo e remanufatura de equipamentos críticos para a segurança”, declarou Anchal Liddar (foto), vice-presidente sênior do API para Serviços Globais da Indústria. “Fornecer uma estrutura clara e auditável reflete o compromisso do API com a promoção da segurança, confiabilidade e sustentabilidade.”
Com uma abordagem estruturada para o reparo e remanufatura de equipamentos, as organizações licenciadas garantem que os equipamentos críticos atendam as rigorosas normas do API e que estejam restaurados a uma condição pronta para uso. Além disso, estender a vida útil dos equipamentos e reduzir o consumo de recursos contribuem para alcançar as metas de sustentabilidade da indústria.
Requisitos e Principais Características do Programa
Para obter a licença no Programa de Reparo e Remanufatura do API, é necessário seguir dois passos principais: (1) Demonstrar capacidade de cumprir com uma norma de reparo e remanufatura do API; e (2) Implementar um sistema de gestão da qualidade conforme a Especificação API Q1, Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para Organizações que Fornecem Produtos para a Indústria de Petróleo e Gás Natural (atualmente na 10ª edição). O programa reconhece organizações que realizam atividades de reparo e remanufatura tanto em suas próprias instalações quanto no campo ou nas dependências dos clientes, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a eficiência operacional. Todas as organizações licenciadas e candidatas ao licenciamento estão sujeitas a auditorias anuais do API para garantir conformidade contínua com os requisitos do programa.
Embora o novo Programa de Reparo e Remanufatura do API eventualmente cubra diversas normas do API, a API Standard 16AR, 2ª edição – Reparo e Remanufatura de Equipamentos de Perfuração é a primeira norma a ser implementada. Esta norma aborda processos essenciais, como ensaios, inspeções, soldagem e marcação de componentes críticos de perfuração.
O API é uma associação especializada que abrange todos os segmentos da indústria do petróleo e gás. Fundado em 1919 nos Estados Unidos como uma organização de desenvolvimento de normas, o API criou mais de 800 normas para aprimorar a segurança operacional e ambiental, a eficiência e a sustentabilidade. As normas API e seus programas baseados em normas ajudam as empresas e seus produtos a atender aos requisitos da indústria e a demonstrar conformidade com especificações API reconhecidas em todo o mundo.
Fale Conosco