As duas entidades investirão R$ 853 mil para levar 24 fornecedores brasileiros de produtos e serviços no setor de óleo e gás a OTC. A ação faz parte de um amplo programa de promoção de exportações do Brasil na área de óleo e gás.
A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás (Onip) assinaram, nesta quarta-feira (22/03), um convênio de promoção de fornecedores nacionais no exterior.
As duas entidades investirão R$ 853 mil para levar 24 empresas brasileiras fornecedoras de produtos e serviços no setor de óleo e gás a uma das maiores feiras do setor, a Offshore Technology Conference (OTC), que ocorre em maio, em Houston (EUA).
O presidente da Apex-Brasil, Juan Quirós, afirma que a expectativa de negócios para a empresas brasileiras a partir da participação na OTC é de US$ 20 milhões com o crescimento das exportações. O executivo informa que participação do Brasil no mercadoe exportador é pequena, mas que as empresas e setores que foram apoiados pela Apex obtiveram crescimento entre 25% e 75% em suas taxas de exportação.
O convênio prevê, ainda, os serviços de prospecção de mercado no exterior, inserção de produtos, projeto de imagem do Brasil e convite para que compradores internacionais conheçam empresas brasileiras.
O convênio foi assinado durante a 11a edição do Café com Energia da Onip, evento no qual também houve o pronunciamento do coordenador geral do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida, e do coordenador do internacional corporativo da Petrobras, Claudio Luiz Fróes Raeder.
Os executivos da Petrobras destacam a iniciativa Projeto Prominp Exportação, cujos objetivos são incentivar que as compras das subsidiárias da Petrobras no exterior sejam feitas a fornecedores brasileiros e dar acesso aos sócios da Petrobras no exterior ao cadastro Onip para que estas empresas também possam contratar produtos e serviços brasileiros.
Fale Conosco
21