Investimentos

APEX-Brasil busca investimentos em energia solar e eólica no exterior

Assessoria APEX-Brasil
04/04/2016 13:04
APEX-Brasil busca investimentos em energia solar e eólica no exterior Imagem: Cortesia Vestas Visualizações: 1095

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participa, nos dias 4 e 5 de abril, em Nova York, do fórum anual realizado pela Bloomberg para debater o futuro da energia. O fórum The Future of Energy Global Summit é um dos principais eventos mundiais sobre o assunto e reúne cerca de mil participantes, entre indústrias, investidores e lideranças do setor em painéis de debates, seminários informativos e oportunidades de networking.

Durante um almoço de negócios, a Apex-Brasil vai apresentar os avanços do mercado brasileiro nos setores de Energia Solar e Eólica a investidores e formadores de opinião. O debate terá a participação da gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo Wittenberg, do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, da presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Élbia Gannoun, e do diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia.

“Será uma excelente oportunidade de posicionamento do Brasil nesses segmentos e de networking das nossas associações setoriais com importantes players dos segmentos de energia solar e eólica. Nossa expectativa é, com isso, sensibilizar investidores e formadores de opinião sobre as oportunidades que o Brasil oferece“, comenta Maria Luisa Cravo.

Oportunidades

O Brasil já está na lista de maiores produtores de energia eólica do mundo e oferece novas oportunidades de investimentos no setor. Estudo do Ministério de Minas e Energia aponta que o país foi o quarto colocado no ranking mundial de expansão de potência eólica em 2014. A China foi o primeiro colocado, com 23.149 megawatts, seguida da Alemanha, com 6.184 megawatts e Estados Unidos, com 4.854 megawatts. O Brasil teve uma expansão de potência instalada de 2.686 megawatts no período e a estimativa é de que a capacidade eólica instalada chegue a 24 mil megawatts em 2024. Desse total, 21 mil deverão ser gerados na região Nordeste.

O país já contratou cerca de 16,6 mil megawatts de energia eólica em leilões, sendo que aproximadamente 1,4 mil megawatts foram assegurados por meio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa). O total contratado equivale à energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu, e 7,8 mil megawatts já estão em operação.

Para o setor de energia solar, o Governo Federal lançou, no começo deste ano, o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD). O programa prevê o estímulo de geração de energia a partir de placas solares dentro das unidades consumidoras (residências, prédios, condomínios e lojas), que possa ser compartilhada com o sistema das distribuidoras de energia. O Governo estima um potencial de investimentos de R$ 100 bilhões nessas tecnologias e prevê a adesão de 2,7 milhões de unidades consumidoras ao programa até 2030.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.