Rio Pipeline

Apesar da resolução da ANP, Petrobras garante investimento em dutos

Seis anos de exclusividade no uso de dutos é considerado pouco tempo para amortecer investimento, mas diretor da Petrobras garante que empresa cumprirá com seu plano de construção de dutos.


17/10/2005 02:00
Visualizações: 826 (0) (0) (0) (0)

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, questionou, durante a Rio Pipeline, a recente resolução da ANP sobre o livre acesso a gasodutos. A regulamentação do artigo 58 da lei do petróleo, determina o período de exclusividade de uso de um gasoduto pelo investidor em seis anos, pouco mais de um terço dos 15 anos que a Petrobras sugeria como prazo ideal para compartilhar o duto.

"A dúvida é se essa medida não vai restringir o investimento na construção de dutos no país", teme o executivo, que ressalta, no entanto, que mesmo com a decisão da ANP a Petrobras continuará com seu programa de expansão de dutos. "A Petrobras vai cumprir o que está previsto no seu plano de investimentos", garante.

De acordo Costa, a proposta de um concurso público para a ampliação do Gasoduto Bolívia-Brasil, o Gasbol, será um teste para esta resolução. "As empresas terão que a presentar suas demandas e esta é a forma de testar as condições para investimentos", comentou.

Sobre a perspectiva de que a Petrobras solicitar o aumento 4 milhões de m³ por dia de volume transportado no Gasbol, conforme avaliado anteriormente, o diretor informa que ainda depende de uma série de avaliações que envolvem a demanda integrada do Cone Sul e o Gasene.

O diretor informou, ainda, que o Gasene deverá estar pronto até o final de 2008, uma vez que a Petrobras já assumiu o compromisso de fornecer 1,8 milhoes de m³ por dia degás para a siderúrgica do Ceará a partir de 2009. "O Gasene, portanto, tem que ficar pronto, porque o Nordeste não tem gás para atender a siderúrgica", resume.

Para atender ao cronograma, as obras do Gasene deveráo começar até meados de 2006. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descarbonização
EPE lança análise sobre a Descarbonização do E&P brasile...
13/06/25
Firjan
No lançamento do Anuário do Petróleo no Rio, empresários...
13/06/25
Oferta Permanente
ANP realiza 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão n...
13/06/25
Negócio
ANP fará consulta e audiência públicas sobre atualização...
12/06/25
RenovaBio
ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
12/06/25
E&P
ANP aprova resolução com requisitos para cumprimento do ...
12/06/25
Bahiagás
Luiz Gavazza destaca expansão da Bahiagás e protagonismo...
12/06/25
Evento
SP Offshore 2025: segunda edição impulsiona nova fase da...
12/06/25
ANP
PRH-ANP: resultado final da edição 2025 será divulgado e...
12/06/25
Pessoas
Ana Lia Ferrero é a nova CEO da Prime Energy
11/06/25
Energia Eólica
Complexo Eólico Ventos de São Zacarias é inaugurado na d...
11/06/25
Parceria
ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabi...
11/06/25
Internacional
Brasil recebe o principal evento global de hidrogênio a ...
11/06/25
Pré-Sal
ABB vai fornecer elétrica e automação para próxima geraç...
10/06/25
Fertilizantes
Petrobras produz primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em Ar...
10/06/25
Evento
Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental ...
10/06/25
Internacional
Petrobras apresenta declaração de interesse em blocos ex...
10/06/25
Firjan
Edição especial do Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan...
09/06/25
E&P
ANP publica painel dinâmico de atividades e investimento...
09/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahia Oil & Gas Energy consolida sua relevância para o setor
09/06/25
Mercado
ANP altera formato para acompanhamento ao vivo das reuni...
09/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22