OTC 2009

Apesar da crise, da gripe e da ausência da Petrobras Brasil, evento é um sucesso para brasileiros

<P>O Brasil voltou a brilhar na principal “avenida” do Reliant Park, em Houston, Texas (EUA), onde termina hoje (7) o maior evento do setor de petróleo no mundo: a Offshore Technology Conference (OTC). O Pavilhão Brasil, coordenado pelo nono ano consecutivo pelas duas principais entidades do s...

Redação/ Cassiano Viana
07/05/2009 00:00
Visualizações: 268 (0) (0) (0) (0)

O Brasil voltou a brilhar na principal “avenida” do Reliant Park, em Houston, Texas (EUA), onde termina hoje (7) o maior evento do setor de petróleo no mundo: a Offshore Technology Conference (OTC). O Pavilhão Brasil, coordenado pelo nono ano consecutivo pelas duas principais entidades do setor, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), ocupou o estande número 4.741, na avenida principal do mega centro de convenções, com 65 mil metros quadrados.

O Pavilhão Brasil, que faz parte do convênio Onip-Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), no projeto Brazilian Supply Oil & Gas, contou com a  participação de 35 empresas. Dentre elas, a revista TN Petróleo, Orteng, MCS Engenharia, Nuclep, Subsin, Kromav, Abimaq, Asel-Tech, WBS, Poland, Protubo, Flexomarine, Oceânica, Coester, IVC, Multialloy, Chemtech e Keppel Fels, além da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Petrobras.

Apesar dos impactos da crise financeira, da gripe suína e da ausência da Petrobras Brasil, como disse o presidente americano Barack Obama, o fato mereceu preocupação, mas não alarme.

“A ausência da delegação brasileira da Petrobras fez falta, afinal, é o nosso maior cliente.
No entanto, mesmo levando em consideração a crise financeria e a gripe, a OTC continuou o maior evento do setor”, comentou o diretor técnico da Metroval Controle de Fluidos, Paolo Fiorletta. “Todas as grandes empresas estão aqui. Se houve a saída de empresas, foi de médio e pequeno porte, mas houve a entrada de outras”.

A Metroval acaba de assinar o contrato com a Quip para fornecimento do sistema de medição da P-55. “É um projeto grande, significativo para nós”, comentou. “A empresa investiu muito nesse ano. Vamos inaugurar o nosso laboratório de vazão, que será o maior da América Latina para calibração de instrumentos de vazão com hidrocarbonetos. Inauguramos a caldeiraria para fazer os skids in house. Ou seja, hoje nós somos autônomos para fazer os instrumentos, calibrá-los e fabricar os sistemas de medição e vazão para o setor de óleo e gás”, explicou. “Não mexemos em nada os investimentos que já estavam previstos. Na contramão da crise, estamos sempre investindo e apostando em novos projetos”.

“Foi uma iniciativa acertada. Deveríamos ter vindo antes”, comentou o superintendente de Equipamentos da Usiminas Mecânica, Osmar Martins. A empresa esteve pela primeira vez na OTC. “Estamos desenvolvendo muito nesse mercado, temos parcerias com empresas americanas e há uma tendência nossa de trabalhar mais em projetos mais completos, como módulos offshore, agregando mais valor ao aço e assim fornecer esse tipo de produto para a Petrobras e demais players com projetos no Brasil. Nesse sentido, fizemos excelentes contatos aqui”, comemorou.

“Quando recebemos a notícia de que a Petrobras não viria, foi um balde de água fria, acho que para todos. Mas nas primeiras horas da manhã do primeiro dia de evento, essa impressão mudou. Percebemos que, mesmo a Petrobras sendo nosso principal cliente, já sabemos e temos uma proximidade com os planos da empresa”, avaliou Zenon Meireles, diretor Técnico da Stemac, empresa que tem 65% do market share de energia no Brasil. “Vendemos, semanalmente, nos pregões eletrônicos, pelo menos duas a três grupos geradores para a Petrobras, além de fornecer, em escala, para grandes projetos”, destacou. “Aqui, neste ano, surgiram oportunidades que nós nem imaginávamos estar por aí, inclusive de exportação”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21