Petroquímica

Ao receber a certificação ISO50001, BASF será a primeira entre as grandes indústrias químicas na América do Sul

Redação/Assessoria
21/02/2017 10:40
Visualizações: 1789

Três unidades do Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá serão as primeiras da América do Sul a receber a certificação internacional ISO 50001, que auxilia as empresas a estabelecer práticas mais eficientes e modernas em relação à gestão energética. A BASF é a primeira empresa do setor químico brasileiro a ser recomendada para essa certificação, uma das mais importantes do segmento energético.

Esta conquista será possível graças à realização do projeto Triple E (Excellence in Energy Efficiency), iniciado no Complexo, em dezembro de 2015, com o objetivo de aumentar a competitividade da BASF focado em eficiência energética, melhoria dos custos de energia e redução de impactos ambientais.

A certificação está alinhada ao conceito global de excelência em gestão de energia da BASF, que estabeleceu globalmente uma meta para 2020. A empresa introduziu um sistema de energias alinhado com a norma ISO 50001 em suas localidades que, juntas, representam o maior consumo de energia.

Além de contribuir para as metas ambientais da empresa, o projeto Triple E trouxe resultados extremamente positivos e deverá ser colocado em prática em outras localidades, sendo que a ISO 50001, uma das ações do Triple E, será implementada nas unidades fabris que apresentam maior consumo de energia, como São Bernardo do Campo (SP) e Camaçari (BA), no Brasil, e Concón, no Chile.

A norma ISO 50001 também foi aplicada no planejamento energético do Complexo de Guaratinguetá, para medir e monitorar o desempenho produtivo, além de definir indicadores mais adequados para auxiliar os colaboradores das plantas a controlar as operações para a otimização de energia.

“O uso eficiente de energia é uma prioridade para a BASF, de forma que estamos orgulhosos da certificação ISO 50001 no Complexo de Guaratinguetá. As medidas implementadas durante o processo de certificação já promoveram resultados positivos nos índices de eficiência energética. Continuaremos com o processo de melhoria contínua, com avaliações regulares da política energética, metas e planos de ação em outras unidades BASF para, assim, atingir a meta global para 2020“, afirma Patrick Silva, Diretor de Infraestrutura da BASF para América do Sul e do Complexo Químico de Guaratinguetá.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23