Rio de Janeiro

Anuário de Petróleo no Rio 2021 da Firjan confirma liderança fluminense no mercado de petróleo brasileiro

Apresentada na OTC 2022, atualização da publicação on-line da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro reforça potencial de integração do mercado de petróleo com novas energias

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
20/05/2022 16:54
Anuário de Petróleo no Rio 2021 da Firjan confirma liderança fluminense no mercado de petróleo brasileiro Imagem: Divulgação Visualizações: 2447

Lançado em 2020, os dados dinâmicos do Anuário de Petróleo no Rio foram atualizados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), consolidando o ano de 2021. Conforme a análise, as bacias em águas fluminenses mantêm posição de liderança nas reservas de petróleo no país. Desde 2011, em média, 81% das reservas totais estão localizadas no estado do Rio.

Já as reservas provadas de petróleo no estado em 2021 alcançaram volumes de 10,9 bilhões de barris, 13% acima do ano anterior. Novas descobertas e condições favoráveis nos preços do barril, viabilizando volumes adicionais, podem representar uma nova possibilidade de adição de reservas em 2022.

Somente nos quatro primeiros meses deste ano, todas as descobertas nacionais em mar ocorreram no Rio de Janeiro: blocos de Três Marias, Alto de Cabo Frio Central, C-M-791 e C-M-541. Estas descobertas representam metade do total de indícios registrados no país durante o período. Vale lembrar o início da produção em Mero nas águas fluminenses da Bacia de Santos e a previsão de mais 10 plataformas em construção para entrada em operação até 2025.

“A Bacia de Santos expandiu sua produção em 6% ano passado, com destaque para o crescimento dos volumes produzidos no Campo de Búzios, em águas fluminenses. E, a expansão de produtores independentes aponta para a retomada da produção na Bacia de Campos. Se o Rio de Janeiro fosse um país, estaria em 11º lugar entre os maiores produtores de petróleo do mundo”, destaca a gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso (foto). No início do mês, ela apresentou o potencial fluminense no mercado de petróleo e gás a investidores internacionais durante a Offshore Technology Conference – OTC 2022, maior feira offshore do mundo, em Houston, nos Estados Unidos.

A análise dos dados dinâmicos da publicação produzida pela Firjan destaca ainda que, com o preço do petróleo acima de 100 dólares o barril, surgem oportunidades e desafios para as economias. Porém, mesmo com impacto positivo nas arrecadações governamentais, há também uma pressão para aumento de produção, com manutenção do patamar de custos. Em 2021, o preço do petróleo retornou a patamares semelhantes a 2018.

Refino e abastecimento

Conforme o levantamento da federação, o parque de refino fluminense manteve taxa de 75% de utilização, 5 pontos percentuais maior que na média do país. Como o óleo produzido no país é de maior qualidade e não há expansão no parque de refino nacional, as exportações de óleo cru tiveram crescimento na ordem de 46% em 2021, adicionando impacto positivo em torno de R$ 7 bilhões na balança comercial.

Mesmo com a recuperação das vendas de combustíveis, apenas o GLP e óleo combustível fecharam 2021 em níveis acima do período pré-pandemia, apesar da tendência de recuperação em todos os derivados. A análise destaca, ainda, que os preços de todos os combustíveis sofreram aumento ao longo de 2021, mas o etanol hidratado teve maior aumento relativo, de 53%, frente aproximadamente 40% para os combustíveis fósseis.

O potencial fluminense também se reforça em investimentos nas áreas de inovação e desenvolvimento. Em 2021, 65% do total de recursos da Cláusula de PDI, que precisam ser aprovados pela ANP, foram direcionados para instituições no Rio de Janeiro. Por fim, com o aumento do preço do barril, produção e câmbio, a arrecadação de participação especial e royalties bateram recordes em 2021 e é previsto aumento contínuo ao longo de 2022.

“Com a manutenção do preço elevado do barril de petróleo e do câmbio, as perspectivas são de crescimento contínuo da arrecadação de participações governamentais e de recursos referentes à Cláusula de PDI. Isso se confirma com o anúncio da ANP sobre a distribuição de participação especial no primeiro trimestre de 2022, que bateu novo recorde. Com isso, são esperados reflexos nas economias locais do estado e de municípios produtores” explica Thiago Valejo, Gerente de Projetos de Petróleo, Gás e Naval da Firjan.

O Anuário do Petróleo no Rio 2021 está disponível em, clique aqui!

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Premiação
Empresa baiana atendida pelo Sebrae vence Prêmio Melhore...
31/10/25
Energia Solar
Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usin...
31/10/25
Bacia de Santos
bp avança nos planos para a significativa descoberta de ...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Seagems conquista pela quarta vez o Prêmio Melhores Forn...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Nova versão do Painel Dinâmico de Emissões de Gases de E...
30/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.