Bacia de Campos

ANP publica relatório de investigação de incidente na P-19, ocorrido em 2022

Redação TN Petróleo, Agência ANP
18/08/2023 07:17
ANP publica relatório de investigação de incidente na P-19, ocorrido em 2022 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2040

A ANP publicou hoje (18/8) o relatório de investigação do incidente ocorrido na Plataforma Petrobras 19 (P-19), no dia 2/8/2022, que ocasionou uma vítima fatal. A P-19 está localizada no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, e na data do incidente, estava em operação, efetuando a parada total de produção em 3/8/2022, e estando até o momento em processo de descomissionamento (desativação). 

O incidente ocorreu dentro da sala dos motogeradores diesel auxiliares, na qual encontravam-se quatro colaboradores que executavam serviço de manutenção. Houve, então, um acionamento incorreto do sistema de combate a incêndio, que inundou a sala com dióxido de carbono (CO2). 

Dois dos funcionários conseguiram sair da sala a tempo, e os outros dois foram resgatados, posteriormente, pela equipe de brigadistas da plataforma, sendo que um deles não resistiu e faleceu. 

Assim que tomou conhecimento do incidente, a ANP planejou a realização de uma ação de fiscalização in loco na plataforma P-19, com intuito de coletar dados e informações preliminares, o que foi feito em conjunto com outras autoridades federais, no âmbito da Operação Ouro Negro. 

Foi instaurado, em seguida, um processo administrativo de investigação pela ANP, que identificou dois fatores causais e cinco causas-raiz. 

Os fatores causais do incidente foram o acionamento incorreto, na sala, do sistema fixo de CO2 e a permanência de pessoas no local após alarme de liberação do CO2.  

Já as cinco causas-raiz, que levaram a esses fatores causais, foram: falha no projeto; falha na inspeção e teste do sistema fixo de CO2; falha na avaliação dos riscos na Permissão de Trabalho (PT), que não trouxe análise prévia dos perigos existentes no ambiente de trabalho; falha na comunicação dos riscos, não havendo adequada sinalização nos locais protegidos por sistema fixo de combate a incêndio por CO2; e falha de treinamento, incluindo treinamento de conscientização (briefing de chegada), sendo que parte dos funcionários não tinha conhecimento suficiente sobre o alarme de CO2, conhecendo apenas o alarme de emergência da plataforma. 

A partir dessas conclusões, a ANP elaborou 16 recomendações à indústria (que, na linguagem de segurança operacional, significam ações obrigatórias), nos termos dos art. 11 e 12 da Resolução ANP nº 882/2022.

Elas envolvem questões relacionadas a estabelecimento ou revisão de procedimentos e testes que a empresa deverá realizar; equipamentos que precisarão ser instalados, como válvulas e alarmes; alteração de documentos, como a alteração na sistemática de emissão de PT, ou análise dos riscos antes da emissão de PT; treinamentos e instruções aos funcionários; entre outras. 

Foram ainda emitidas determinações relacionadas a outras falhas identificadas na vistoria à plataforma, que não contribuíram para o incidente, mas deverão ser reparadas pela empresa. 

A maior parte dessas medidas deverão ser tomadas não somente na plataforma P-19, mas também em toda indústria, nas instalações que não estejam adequadas, de forma a evitar que ocorram futuramente outros incidentes semelhantes. 

O relatório foi aprovado pela Diretoria da ANP ontem (17/8). Ele contém a descrição dos fatos, a cronologia, as causas e conclusões do acidente, determinadas pela equipe de investigação da ANP e em conformidade com a Instrução Normativa ANP nº 06/2021 e a Resolução ANP nº 882/2022.  

A partir da aprovação do documento, terá início o processo que determinará as sanções a serem aplicadas pela ANP à empresa. 

Acesse o relatório completo: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/comunicacao-de-incidentes/relatorios-de-investigacao-de-incidentes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.