Bacia de Campos

ANP interdita plataforma P-33

A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) determinou ontem (12) a suspensão das operações da plataforma P-33, da Petrobras, situada no Campo de Marlin, na Bacia de Campos, por falta de condições de segurança opera

Redação/ Agências
13/08/2010 09:48
ANP interdita plataforma P-33 Visualizações: 866 (0) (0) (0) (0)
A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) determinou ontem (12) a suspensão das operações da plataforma P-33, da Petrobras, situada no Campo de Marlin, na Bacia de Campos, por falta de condições de segurança operacionais e para os trabalhadores. Essa foi a primeira vez que uma plataforma da empresa foi interditada.
 

"A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis decidiu suspender cautelarmente as operações na Plataforma P-33, até que os níveis de segurança requeridos pela ANP sejam restabelecidos, autuando a Petrobras e garantindo-lhe o direito ao contraditório e à ampla defesa", disse a agência no comunicado divulgado ontem.
 

A suspensão veio após a fiscalização do órgão regulador na plataforma depois de diversos avisos do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (SindipetroNF) à ANP sobre as condições da plataforma que sofreu inclusive uma explosão, sem feridos, no dia 14 de julho. Desde então, a P-33 vem produzindo 20 mil barris por dia, bem abaixo da sua capacidade de 68 mil barris.
 

A Petrobras informou que recebeu o ofício da interdição na noite de ontem e enviou uma nota esclarecendo os pontos levantados pela ANP:
 

1 - Sobre a modificação de sistemas críticos em relação à Documentação de Segurança Operacional aprovada pela ANP:
 
 
Presume-se que esse item refere-se a geradores provisórios, instalados para substituir temporariamente o sistema de geração a vapor da plataforma, durante a manutenção da caldeira. Eles não foram inseridos no DSO porque tratavam-se de modificações transitórias.
 
 
2 - Sobre a existência de análises de risco obsoletas em relação a realidade operacional da unidade:
 
 
A Análise de Riscos da P-33 foi atualizada em 2007. Seguindo as melhores práticas internacionais, essa análise sofre revisão a cada 5 anos, portanto está válida até 2012.
 

3 - Sobre equipamentos críticos com planos de manutenção expirados:
 
 
Em atendimento à Superintendência Regional do Trabalho - RJ, houve uma redução de 50 vagas na P-33 em abril/2010, sendo necessário replanejar toda a carteira de serviços de manutenção. Em razão disso, ocorreram repriorizações nas manutenções nos meses de junho e julho, e a recuperação desses atrasos ocorrerá na próxima parada programada.
 
 
 4 - Sobre acidentes não comunicados:
 
 
Considerando os termos do Artigo 1 da Resolução 44, de 22/12/2009, a Petrobras entende que a ocorrência verificada no dia 12/08/2010, não caracterizou dano ao meio ambiente ou à saúde humana, nem ferimento de qualquer natureza para pessoal próprio e para terceiros. O dano material foi considerado insignificante perante o patrimônio envolvido.
 
 
5 - Sobre outros problemas de integridade mecânica e elétrica:
 
 
Os serviços priorizados de recuperação de tubulações, guarda-corpos e grades de piso, bem como a remoção de cabos elétricos que estão fora de uso, serão realizados antes ou durante a próxima parada programada. Os riscos dessas instalações estão monitorados e controlados e não comprometem a segurança da P-33 e seus trabalhadores.
 

A Petrobras informou ainda que a parada programada para manutenção da plataforma, que estava originalmente programada para outubro será antecipada.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
Leilão
Terminal RDJ11 no Porto do Rio de Janeiro será arrendado...
22/04/25
Logística
Log-In anuncia ampliação da rota de Manaus e reforça est...
15/04/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba recebe licença ambiental para obras de...
15/04/25
Apoio Marítimo
Abastecimento inédito de HVO é realizado por efen e Wils...
11/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória Petroshow movimenta quase R$ 1 bilhão em negócio...
09/04/25
Negócio
SBM Offshore assina contrato de Sale and Leaseback de US...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 reforça protagonismo do Espírito ...
09/04/25
Resultado
BRAVA Energia registra aumento de 80% na produção do pri...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Exploração de novos blocos poderá triplicar reservas e d...
08/04/25
Evento
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e...
08/04/25
Rio de Janeiro
Firjan e INFIS promovem 3º Seminário de Questões Tributá...
08/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro amplia calado para 15,30 metros ...
08/04/25
Premiação
2º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
04/04/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba celebra a 100ª escala do Navio Vicente...
04/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 dá início ao maior evento capixab...
03/04/25
Espírito Santo
Terminal de Vila Velha recebe operação inédita no Espíri...
03/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22