Parceria

ANP faz parceria com Marinha para início de trabalhos para extensão da plataforma continental brasileira junto à Margem Oriental/Meridional

Redação TN Petróleo, Agência ANP
26/05/2025 16:28
ANP faz parceria com Marinha para início de trabalhos para extensão da plataforma continental brasileira junto à Margem Oriental/Meridional Imagem: Divulgação ANP Visualizações: 2354

A ANP iniciou este mês parceria com a Marinha do Brasil no projeto para enviar à Organização das Nações Unidas (ONU) a solicitação de ampliação da plataforma continental brasileira (extensão submersa do continente), referente à Margem Oriental/Meridional, localizada no litoral das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O início da participação da ANP no novo projeto ocorreu em 7/5, em reunião da Subcomissão para o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), da Marinha, com participação da Agência.

O projeto é semelhante ao que conquistou a decisão da ONU, em março deste ano, de ampliação dessa plataforma na região Norte/Nordeste do Brasil, referente à Margem Equatorial.

A contribuição da ANP se dá por meio do compartilhamento de dados técnicos, para embasar o estudo da Marinha do Brasil, como dados sísmicos e de poços. Esses dados ficam armazenados no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da Agência.

Os dados técnicos são essenciais ao projeto, uma vez que o estudo deve demonstrar à ONU que as rochas da porção submersa correspondem a uma extensão natural da plataforma continental brasileira.

A exemplo do que ocorreu no projeto anterior, a Agência também disponibiliza à Marinha sua Sala de Visualização de Dados, que facilita, a partir de ferramentas tecnológicas, a visualização e a escolha dos dados de melhor qualidade.

Parte dos dados fornecidos pela ANP é confidencial. Contudo, a legislação (Resolução ANP nº 889/2022) permite o compartilhamento com a Marinha, em caso de interesse nacional, desde que o órgão também mantenha o sigilo dos dados.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25