Royalties

ANP exige da Petrobras novo cálculo para Albacora

O órgão regulador entendeu que a Petrobras calculou descontos de volumes de forma irregular. Segundo duas fontes da autarquia, o entendimento forçará a Petrobras a elevar em mais de R$ 200 milhões o pagamento em royalties e participações especiais no

Agência Estado
03/04/2013 09:07
Visualizações: 1175
A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou que a Petrobras refaça os cálculos de seis anos de produção de gás natural no campo de Albacora, na Bacia de Campos.

O órgão regulador entendeu que a Petrobras calculou descontos de volumes de forma irregular. Segundo duas fontes da autarquia, o entendimento forçará a Petrobras a elevar em mais de R$ 200 milhões o pagamento em royalties e participações especiais no campo.

A decisão da diretoria ocorreu em reunião no último dia 14. Na terça-feira (2), a Petrobras enviou um pedido de recurso à ANP.

A ANP determinou o recálculo da produção de gás das plataformas P-25 e P-31 da concessão de Albacora, no período de janeiro de 2003 a agosto de 2009. Na reunião, a agência manteve o indeferimento de um pedido da Petrobras para o desconto de volumes de condensado (parcela líquida obtida do gás).

O produto inicial da extração é uma mistura de óleo e gás. A ANP considerou que a Petrobras fez a medição de volume na fase errada do processo de separação. A medição ocorreu antes da separação, com o gás ainda em fase chamada de úmida.

A agência observa que deveria haver um ponto de medição na fase líquida, como manda portaria da autarquia, e por isso desconsiderou o desconto de volume a que a Petrobras teria direito.

Os argumentos da Petrobras serão analisados pela área técnica da ANP antes de ser feito o cálculo final de volume e de pagamento de royalties e participações. Caso não concorde com a determinação da ANP, a Petrobras pode recorrer da multa na Justiça.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.