Refino

ANP e MME estudam alternativas para ajudar refinarias

Entre as alternativas que estão sendo cogitadas, está a utilização da CIDE para reduzir as perdas das refinarias.

Redação
28/07/2005 00:00
Visualizações: 1095

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Ministério de Minas e Energia (MME) estão avaliando a situação das refinarias de Manguinhos e Ipiranga nas atuais condições do mercado de combustíveis.
O assunto foi discutido nesta quarta-feira (27/07) em reunião realizada no MME com o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, e o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau. Foram consideradas as sugestões recebidas de Manguinhos, análises feitas pela ANP e visões do MME sobre a questão.
Entre as alternativas que estão sendo cogitadas, está a utilização da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para reduzir as perdas das refinarias, desde que sejam resolvidos os problemas relativos à regulamentação da CIDE. Outra possibilidade em consideração é o arrendamento da refinaria de Manguinhos pela Petrobras.
O objetivo é encontrar uma solução que evite um eventual aumento do preço dos combustíveis, que poderia ter impacto negativo sobre a economia.
Em nota a ANP informa que tanto a Agência quanto o MME têm plena consciência da importância da preservação das refinarias privadas, tendo em conta os efeitos negativos para o setor que poderiam resultar do seu fechamento. "Também é motivo de preocupação dos dois órgãos do Governo a manutenção dos empregos diretos e indiretos gerados pelas duas empresas", se lê no comunicado..
Nos próximos dias serão realizadas reuniões entre o MME, as refinarias privadas e a Petrobras para aprofundar as discussões sobre o tema.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.