Oitava Rodada

ANP e Ibama lançam guia de licenciamento

O Guia contém informações para conduzir o processo de licenciamento ambiental, mas ainda há necessidade de estudos. O objetivo do Ibama é criar guia mais duradouro para próximas rodadas.


06/10/2006 03:00
Visualizações: 294

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) lançaram, nesta sexta-feira (06/10), o guia de licenciamento ambiental para a Oitava Rodada de Licitações.

O diretor do Escritório de Licenciamento do Ibama, Edimilson Maturana, explica que o objetivo do órgão é criar um guia que possa ser servir a mais de uma licitação. No entanto, para produzir este material, o órgão aguarda a conclusão do Mapa de Áreas de Conservação da Biodiversidade, que está sendo elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente. "O novo mapa vai substituir o de 2002 e conterá maior detalhamento das áreas. Podemos pensar na mudança de metodologia para a nona ou décima rodada", acredita Maturana.

O guia atual descreve cada uma das áreas oferecidas na Oitava Rodada segundo suas restrições ambientais. segundo a superintendente de promoção de licitações da ANP, Marilda Rosado, o guia contém todo o material necessário para que as empresas possam conduzir o processo de licenciamento, no entanto isso não as exime de realizar os estudos efetivos sobre as áreas que venham a adquirir.

Maturana acrescenta, no entanto, que as áreas que teriam problemas de obtenção da licença ambiental foram excluídas anteriormente. "Das 800 áreas que foram apresentadas ao Ibama para consulta, cerca de 8% foram excluídas por considerarmos áreas de impossibilidade para conceder as licenças", informa.

Atualmente o Ibama está com cerca de 10 licenças entre licencças de instalação e de operação, entre elas a do campo de Piranema, no Rio Grande do Norte, que se encontra em fase adiantada.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19