E&P

ANP divulgará laudo que comprova reserva de petróleo no PR

Gazeta do Paraná
07/04/2005 03:00
Visualizações: 485

Uma reserva de petróleo, ainda sem dimensão determinada, foi encontrada em um distrito do município de Joaquim da Távora (PR). O produto foi descoberto em janeiro pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) durante a perfuração de um poço para a retirada de água.
A confirmação de que o óleo encontrado pela empresa era petróleo foi dada por um laboratório ligado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) há 20 dias. Os testes foram feitos a pedido da companhia.
Extra-oficialmente, técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) também já dizem (pelo cheiro e características como a viscosidade) se tratar de petróleo o produto encontrado no distrito de São Roque do Pinhal, a cerca de 20 km da sede do município.
Segundo João Horário Pereira, gerente de Hidrogeologia da Sanepar, nunca, em 43 anos de atuação da empresa e depois da perfuração de cerca de 5 mil poços, houve experiência semelhante à de Joaquim da Távora (342 km de Curitiba).
"A ANP deve divulgar o laudo oficial das amostras que enviamos na semana que vem. A partir daí, a agência se encarrega de informar as empresas de extração sobre a descoberta. Ainda não há estudos que mostrem a viabilidade da exploração nem o tamanho da reserva", disse Pereira.
Inicialmente, a avaliação da Sanepar é a de que o óleo, por ser muito escuro e denso, não tenha grande valor comercial.
O poço perfurado, que tem misturado água e petróleo, é considerado bem raso para o aparecimento do óleo. Tem 25 centímetros de diâmetro por 300 metros de profundidade.
Em 1959, a Petrobras já havia aberto um poço de 2.300 metros em solo de Joaquim da Távora, que tem características de solo propícias para abrigar reservas de petróleo, mas não encontrou o produto.
A Sanepar afirma que dentro de 60 dias um novo poço para ajudar no abastecimento de água no município será perfurado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20