Premiação

ANP divulga finalistas do prêmio de Inovação Tecnológica 2015

ANP
06/08/2015 17:55
ANP divulga finalistas do prêmio de Inovação Tecnológica 2015 Imagem: Divulgação ANP Visualizações: 424

 

A ANP  divulgou a lista do vencedores do Prêmio de Inovação Tecnológica da Agência entre os mais de 50 projetos inscritos em três categorias: "Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional", "Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera" e "Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera". 
O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer o trabalho de instituições de pesquisa e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria nacional do petróleo, gás natural e biocombustíveis. 
Personalidade do ano
O diretor geral da Organização Nacional da indústria do Petróleo (Onip), Eloi Fernández y Fernández, foi eleito a personalidade do ano de 2015 pela ANP.

O Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP foi entregue em cerimônia realizada hoje (6/8), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, a três projetos, entre os mais de 50 inscritos em três categorias. 

Na primeira, "Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional", o ganhador foi o Sistema autônomo de limpeza e inspeção de Risers (AURI) desenvolvido pela PUC-Rio e Petrobras. 

Na segunda categoria, "Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera", o projeto vencedor foi a Boca de Sino Multifuncional (BSMF), da Petrobras, COPPETEC - COPPE/LACEO e Caldex. 

Na terceira, "Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera" foi premiada a Boia de Sustentação de Risers (BSR), projeto da Petrobras, Coppe/UFRJ, IPT, Subsea7 do Brasil. 

Durante a cerimônia, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, ressaltou a importância da iniciativa da ANP. "Nós temos certeza de que com trabalho, dedicação e persistência só podem surgir coisas boas. E essas coisas boas nos motivaram a conceder esse Prêmio ANP de Tecnologia, que visa reconhecer projetos que são valiosas contribuições para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis", afirmou. 

Personalidade do ano

Também foi entregue o Prêmio Personalidade Inovação do Ano de 2015 ao diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e ex-diretor da ANP, Eloi Fernández y Fernández, por sua contribuição à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor energético brasileiro. 

Eloi Fernández é engenheiro mecânico graduado pela PUC-RJ, com mestrado e doutorado nessa área. Fez pós-doutorado na University of California, em Berkeley (EUA).

Suas atividades mais recentes referem-se no desenvolvimento de tecnologia e inovação, com o apoio na criação do programa Plataformas Tecnológicas e Projeto Fabricação Digital – Centro de Desenvolvimento de Produtos e Protótipos para o setor de petróleo e gás (parceria Onip-PUC-RJ).

Foi diretor da ANP no período de 1998 a 2002, sendo responsável pelos segmentos das atividades ligadas a gestão do contrato de concessão (exploração, produção e participações governamentais), além dos setores de transporte e comercialização de petróleo e gás natural. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20