Petróleo e Gás

ANP confirma oito novas reservas em Sergipe

Todas elas estão submetidas ao Planos de Avaliação de Descoberta (PAD) da agência reguladora. Segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, dos planos apresentados à agência, quatro já foram aprovados pela diretoria, três est&a

Revista TN Petróleo, Redação com Agência
24/10/2013 13:20
ANP confirma oito novas reservas em Sergipe Visualizações: 558
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, anunciou na quarta-feira (23), em Aracaju, que existem oito novas reservas de petróleo no mar de Sergipe - todas elas submetidas ao Planos de Avaliação de Descoberta (PAD) da agência reguladora.

Segundo Chambriard, dos planos apresentados à ANP, quatro já foram aprovados pela diretoria, três estão em curso para serem aprovados e um ainda está sendo avaliado pela área técnica da agência. "A data de conclusão é entre 2016 e 2018 para que a gente possa dizer, com um pouco mais de certeza, o que estamos esperando dessa área", afirmou, comentando que as descobertas são importantes, com bom potencial. De acordo com a diretora, o objetivo é produzir petróleo leve em águas profundas do estado.

Magda Chambriard participou do anuncio dos 30 blocos terrestres localizados em Sergipe que serão oferecidos na 12ª rodada de licitações prevista nos dias 28 e 29 de novembro.

 
Petrobras
 
No final de setembro, a presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou que a estatal fez descobertas relevantes na Bacia Sergipe-Alagoas, porém não quis divulgar números. “Uma nova descoberta é tudo que uma empresa de petróleo quer”, afirmou na época. Ela acrescentou que as operações de uma das áreas da Bacia Sergipe - Alagoas devem entrar em fase de produção em 2018.


Economia

As novas descobertas (ainda em fase de análise) e os blocos terrestres localizados em Sergipe, que serão oferecidos na 12ª rodada de licitações, reposicionam o panorama econômico do estado, que terá pel frente um dos maiores investimentos na atividade petrolífera no mundo nos próximos 10 anos, envolvendo um montante superior a US$ 400 bilhões.

Análises apontam para um incremento na produção elevando dos atuais 40 mil barris/dia (sendo 10 mil barris no mar e 40 mil barris em terra) para 140 mil barris/dia a partir da exploração dos novos poços em mar.

“Na nova lei sobre royalties, aprovada recentemente pelo Congresso nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, garante 75% dos royalties para a educação e 25% para a saúde. Se levarmos em conta que Sergipe produz hoje 40 mil barris/dia, e passarmos para uma produção de 140 mil barris diários, isso vai significar o alavancamento da economia do estado, apressando o desenvolvimento e garantindo o futuro de Sergipe”, disse o governador Jackson Barreto.

Barreto elencou a atração de novos empreendimentos e geração de oportunidades que, certamente, refletirão na demanda por novos empregos e a consequente geração de renda. “Já temos a perspectiva que aponta a possibilidade de instalação de uma usina termelétrica a gás e uma refinaria, já em estudos e projeto. Isso está sendo programado em função das novas descobertas de petróleo e gás, ampliando as possibilidades do estado e se transformando numa verdadeira província petrolífera”, destacou Jackson Barreto.


Panorama da Exploração e Prospecção

A produção de petróleo em Sergipe apresentou um ganho expressivo em 2007 com a exploração do campo de Piranema e com o reaproveitamento dos campos maduros. Desde lá, todavia, não tem havido novos incrementos de produção.

No último dia 25 de setembro, a ANP aprovou o PAD – Plano de Avaliação da Descoberta do campo de Papangu, o primeiro dos PAD submetidos pela Petrobras para águas ultraprofundas.   

No último dia 26 de setembro, a Petrobras informou que novos testes confirmaram a descoberta de óleo leve no poço conhecido como Muriú 1, em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe, a 83 quilômetros de Aracaju.

No último dia 17 de outubro, a Petrobras informou a conclusão de teste de formação do poço Farfan 1, na área de concessão BM-SEAL-11, que “avaliou 30 metros de formação de arenitos turbidíticos e confirmou as boas condições do reservatório apresentando excelente produtividade de óleo de boa qualidade (38º API).”

A Petrobras e a IBV Brasil, joint venture formada pelas indianas Bharat Petroleum e Videocon Industries, avaliaram que o bloco marítimo de exploração SEAL-11 contém grandes quantidades de gás natural e petróleo leve de alta qualidade. A Petrobras detém 60% do SEAL-11, enquanto a IBV possui 40%.

A Presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou que os depósitos de petróleo encontrados pela estatal em Sergipe são "uma bela descoberta". Sem falar de prognósticos e números das recentes descobertas, Graça afirmou que a Petrobras é cautelosa com essas expectativas, mas que elas são "relevantes".

Segundo a Presidente da Petrobras, é uma nova província petrolífera na Bacia Sergipe-Alagoas, que, em 2008, foi alvo de uma análise mais profunda. As descobertas são relevantes, estimando o primeiro óleo para 2018, com 100 mil barris ao dia, inicialmente.

A exploração em Sergipe, iniciada em 2008, apresentou 16 poços perfurados na área, sendo 13 portadores de hidrocarbonetos. Atualmente, as descobertas se encontram em fase de delimitação.

Os destaques são as acumulações de Moita Bonita, Barra, Farfan e Muriú, nas áreas de concessão BM-SEAL-10 e BM-SEAL-11. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Setor de navegação investiu mais de R$ 70 milhões em açõ...
04/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Resultado
Porto de Itajaí cresce em 8 meses 127% acima do registra...
30/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Inteligência Artificial, CCUS e descomissionamento sinal...
30/10/25
OTC Brasil 2025
ONIP e Firjan promovem reunião com a Transpetro
30/10/25
Reconhecimento
Primeira edição do Prêmio Navegue + Brasil reconhece emp...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer servi...
29/10/25
Royalties
Valores referentes à produção de agosto para contratos d...
29/10/25
OTC Brasil 2025
Exploração de O&G é chave para o desenvolvimento social ...
28/10/25
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
COP30
COP30 receberá exposição com fotografias sobre preservaç...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
Evento
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar dese...
24/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
23/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.