Qualificação

ANP autoriza verba para capacitações

Folha de Pernambuco
06/07/2010 12:13
Visualizações: 44

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) autorizou a liberação de R$ 120 milhões para o Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (PNQP/Prominp). De acordo com a publicação no Diário Oficial da União da sexta-feira passada, a Petrobras tem um prazo de 30 dias para elaborar um modelo de trabalho para os cursos que serão criados. Em Pernambuco, devem ser ofertadas 17,6 mil qualificações. No entanto, um levantamento é que vai indicar, até o fim do mês, quais as áreas mais carentes de mão de obra, assim como os recursos necessários.

 

“Vamos definir estes quantitativos, levando em consideração os empreendimentos que estão sendo lançados no Estado. Para isso, vamos apresentar as categorias profissionais que vão ser demandadas”, afirmou o secretário executivo do Prominp/PE, Antônio Sotero. Segundo ele, não basta apenas observar as necessidades, como também é preciso ver as condições técnicas oferecidas para realizar os cursos. “Tem que ver o que as escolas podem fazer. Você pode ter um valor e não ter escola para atender àquela quantidade”.

Outras 6.180 vagas, oriundas do Plano Setorial de Qualificação, já estão garantidas. De acordo com Sotero, a assinatura do contrato acontecerá este mês. As capacitações são para as funções de armador, carpinteiro, pedreiro e encarregado civil. Com recursos na ordem de R$ 4 milhões, provenientes da União, os treinamentos serão em Escada, Moreno, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Pernambuco espera capacitar 23.780 pessoas até 2011.

 

Fonte: Folha de Pernambuco/AUGUSTO LEITE

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20