Evento

Ano Econômico da França no Brasil terá foco nas parcerias

A Ubifrance, a Embaixada da França no Brasil e o Consulado Geral da França, apresentaram hoje, no Rio de Janeiro, a programação para o Ano da França no Brasil. Na ocasião, foram detalhadas as ações que marcarão a programação em 2009 e a estratégia do governo francês para a ampliação d

Da Redação
02/04/2009 19:02
Ano Econômico da França no Brasil terá foco nas parcerias Visualizações: 391 (0) (0) (0) (0)

A Ubifrance (agência francesa para o desenvolvimento internacional de empresas), a Embaixada da França no Brasil e o Consulado Geral da França, apresentaram hoje (2/abril), no Rio de Janeiro, a programação para o Ano da França no Brasil.

 


Na ocasião, foram detalhadas as ações que marcarão a programação em 2009 e a estratégia do governo francês para a ampliação das relações comerciais entre os dois países este ano e no futuro.


Também foram apresentados os mais de 30 eventos econômicos que acontecerão nos setores de Bens de Capital, Infra-Estrutura, Transporte, Logística e Construção, Aeronáutico-espacial, Bens de Consumo, Agroindustrial e Produtos Alimentícios, Energia e Meio Ambiente, Jurídico, Tecnologia da Informação, Saúde, Biotecnologia e Turismo e Petróleo, Gás e Construção Naval.

 

Lançado oficialmente em dezembro do ano passado, durante a visita do presidente francês Nicolas Sarkozy, o Ano Econômico da França no Brasil tem como objetivo estreitar laços entre os dois países nas relações econômicas e comerciais, fomentando negócios e parcerias. “Essa é uma mobilização sem precedentes para as relações comerciais franco-brasileiras”, comentou o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault.

 

A presença francesa no Brasil é bastante diversificada e relativamente equilibrada. O Brasil é o principal parceiro comercial da França na América Latina, à frente do México, Chile e Argentina. Em 2008, o crescimento das relações comerciais franco-brasileiras foi de 12,8% em relação à 2007, batendo um recorde histórico e ultrapassando a marca dos 7 bilhões de euros.

Do total dos negócios no país, 6,5 % é referente às atividades no setor de eletricidade, petróleo e gás, e 7,1% no setor de petroquímica, química e farmácia.



Cerca de 20 novas filiais de empresas francesas aterrissam anualmente no Brasil. Nos últimos dois anos, a tendência tem sido de aceleração, sobretudo no que se refere às MPEs (micro e pequenas empresas) francesas. As subsidiárias francesas estão sediadas em sua maior parte em São Paulo (65%) e no Rio de Janeiro (18%).

 

“O Brasil é hoje um dos grandes atores da economia mundial, despontando como principal país emergente entre os 25 mercados prioritários franceses”, afirmou o chefe da Missão Econômica da França, em São Paulo, Dominique Mauppin, lembrando que a presença francesa no país é muito forte, contando com 400 empresas em todos os portes.

 

“O Brasil mostra-se um grande aliado comercial em tempos de crise, pois, além de sua perspectiva de crescimento econômico acima da média mundial, é um país aberto a novas tecnologias e para a transferência do know-how de mercado”, comentou Eric Fajole, Chefe da Missão Econômica da França no Rio de Janeiro. Segundo Fajole, o investimento francês não está ligado ao preço do petróleo e sim à política e aos projetos da Petrobras. “Este é um setor de grande interesse para as empresas francesas. Não apenas para as grandes como Total e Technip, mas para várias pequenas empresas francesas que possuem em nível tecnológico elevado”, avaliou.

 

Michel Curletto, gerente do setor de Petróleo, Gás e Construção Naval, da Embaixada da França no Brasil, lembrou a participação expressiva das empresas francesas na Rio Oil & Gas do ano passado e, neste ano, na Brazil Offshore, que será realizada durante os dias 16 a 19 de junho em Macaé (RJ). “O Espaço França contará com a participação de 35 empresas que trarão novas tecnologias para um setor estratégico para o desenvolvimento da economia dos dois países”, comentou.

 

“A vontade de trabalharmos juntos é a grande mensagem desse Ano da França no Brasil”, resumiu Márcia Ribeiro, diretora executiva da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) Rio de Janeiro. no Rio de Janeiro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Biometano
Presidente Prudente (SP) inicia obra de R$12 milhões par...
10/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
10/07/25
E&P
Hitachi Energy ajudará a Petrobras a analisar alternativ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.