A Usina Nuclear Angra 1 (com capacidade de geração de 640 MW) foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) hoje às 5h34, após parada programada para reabastecimento de combustível e atividades periódicas de inspeção e manutenção.
A Unidade, que estava desligada desde o dia 17 de setembro, já funciona normalmente e está em processo gradual de elevação de potência, de acordo com o programa estabelecido com o Operador Nacional do Sistema (ONS). Às 8h20 de hoje, Angra 1 estava operando com 178 MW, devendo alcançar 100% de potência nos próximos dias.
A parada programada de Angra 1 permitiu que cerca de 1/3 do combustível nuclear fosse reabastecido. Também foram realizadas outras 3.900 tarefas durante o período em que a usina esteve desligada. Entre elas, destacaram-se: revisão do mancal superior e ultrassom do eixo dos motores das bombas de refrigeração do reator; substituição, energização e teste do transformador auxiliar de emergência; revisão do conjunto turbo-gerador; inspeção de válvulas moto-operadas; inspeção e teste do regulador de tensão do gerador principal; inspeção visual da tampa do vaso do reator; inspeção das bombas de água de circulação e suas válvulas de descarga; inspeção dos condensadores; e substituição dos transmissores de pressão da contenção.
Para a realização das atividades, foram contratadas firmas nacionais e estrangeiras que disponibilizaram 1.075 profissionais (sendo 85 estrangeiros) para dar suporte aos técnicos da Eletronuclear.
O próximo reabastecimento da Usina está previsto para o final de 2012 ou inicio de 2013, dependendo da necessidade do sistema elétrico nacional.