Energia Elétrica

Aneel quer medidores de energia elétrica mais modernos e convoca audiência pública

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (28) a convocação de uma audiência pública para discutir qual o melhor modelo de medidor eletrônico de energia que passará a ser instalado nas residências, escritórios, lojas e indústrias atendidos pela rede de baixa tensão. Se

Agência Brasil
29/09/2010 12:23
Visualizações: 238
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (28) a convocação de uma audiência pública para discutir qual o melhor modelo de medidor eletrônico de energia que passará a ser instalado nas residências, escritórios, lojas e indústrias atendidos pela rede de baixa tensão. Segundo a Aneel, os medidores vão proporcionar maior poder de fiscalização pelos consumidores.


A proposta prevê que os novos equipamentos possam apurar em tempo real a tensão do fornecimento e a energia consumida, além de registrar a quantidade e o tempo dos cortes no fornecimento. O novo medidor também deverá informar a tarifa por horário de consumo e permitir a comunicação remota entre consumidor e distribuidora para verificação do consumo, suspensão do fornecimento e religação do serviço.


Se a proposta de instalação dos novos medidores for aprovada, as distribuidoras terão 18 meses para implantar o novo sistema de medição. Os consumidores deverão ser informados sobre as novas funções do aparelho.


As sugestões sobre os modelos de medidores poderão ser encaminhadas para a Aneel de 1º de outubro a 17 de dezembro via internet. A audiência presencial está marcada para o dia 9 de dezembro, em Brasília.


A Aneel também estuda um plano para substituir, no longo prazo, todos os 63 milhões de medidores em operação no país. Para isso, será preciso fazer regulamentações para permitir a cobrança de tarifas diferenciadas por horário de consumo, como já acontece na telefonia.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19