<P>O custo de transportar petróleo a bordo de supertanques pode cair no fim do ano conforme os países integrantes da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduzem a produção, o que deixará um excesso de navios. Os proprietários de navios-tanques ganharam perto de US$ 80.300...
Gazeta MercantilO custo de transportar petróleo a bordo de supertanques pode cair no fim do ano conforme os países integrantes da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduzem a produção, o que deixará um excesso de navios. Os proprietários de navios-tanques ganharam perto de US$ 80.300 por dia neste trimestre na viagem de ida e volta de 40 dias, de referência, entre o Oriente Médio e o Japão, segundo a estimativa média de nove analistas consultados pela Bloomberg. Isso comparado com os US$ 95 mil dos ano passado e os US$ 82,500 do terceiro trimestre.
Veremos um mercado muito débil, disse Finn Engelsen, diretor geral da consultora Lorentzen & Stemoco, de Oslo, que previu que o preço cairá para US$ 40 mil por dia. Não está escrito em nenhum lugar que o quarto trimestre será forte. A queda dos preços significa lucros menores para as empresas que operam os navios-tanque, que transportam 44% do petróleo do mundo.
O lucro da Frontline, maior empresa de navios-tanque, caiu pelo quinto trimestre seguido já que o preço de transporte baixou devido ao aumento na construção de navios. O petróleo caiu 22% desde a alta recorde de julho.
Segundo o analista Vivek Srivastava, as tarifas de transporte para navios-tanque podem ser ainda mais afetadas pelo aumento no número de embarcações menores como os aframaxes, que transportam 650 mil barris de óleo, comparado com a capacidade mínima de 2 milhões de barris dos supertanques.
Fonte: Gazeta Mercantil
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