A Amyris do Brasil Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis Ltda, uma subsidiária integral da Amyris Biotechnologies, Inc., anuncia a inauguração de uma planta de demonstração em Campinas. A instalação desta planta fabril é a etapa final de desenvolvimento que antecede o início da pro
Redação/AssessoriaA Amyris do Brasil Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis Ltda, uma subsidiária integral da Amyris Biotechnologies, Inc., anuncia a inauguração de uma planta de demonstração em Campinas.
A instalação desta planta fabril é a etapa final de desenvolvimento que antecede o início da produção comercial em grande escala dos produtos da Amyris no Brasil.
Trata-se da primeira instalação deste tipo no Brasil. Ela foi projetada para permitir o “scale-up” e a otimização dos processos de produção dos combustíveis e produtos químicos da Amyris. Estes produtos renováveis são produzidos utilizando leveduras modificadas com tecnologia proprietária da Amyris e são capazes de converter a sacarose da cana-de-açúcar em combustíveis e produtos químicos de alto valor.
Esta planta inclui operações em escala de demonstração e complementa as plantas piloto que a Amyris inaugurou em Emeryville, Califórnia, em 2008, e em Campinas no início deste ano. Com estas instalações a Amyris se torna capaz de operar de maneira integrada todas as etapas necessárias para levar sua tecnologia do laboratório à escala comercial. A nova instalação permite a validação final dos processos, projetos de equipamento e métodos de produção, bem como a produção de mais de 40 mil litros de produtos em condições equivalentes às que serão utilizadas nas instalações comerciais. Além disso, esta planta terá como função treinar os técnicos que serão responsáveis pela operação das instalações comerciais.
Com o objetivo de iniciar a comercialização em 2011, a Amyris vem trabalhando com empresas de engenharia, procurement e gestão de construção para supervisionar o projeto final e a construção das instalações que serão utilizadas para produção comercial. A Amyris pretende trabalhar com a indústria de cana-de-açúcar brasileira convertendo usinas de etanol para produzir produtos Amyris.
“Esta instalação representa um passo crucial para a comercialização dos nossos combustíveis e materiais químicos”, disse John Melo, chief executive officer da Amyris Biotechnologies. “Agora o terreno está preparado para a indústria ingressar em uma nova era na qual tecnologias pioneiras como as da Amyris nos deixarão muito mais perto de reduzir o volume de dióxido de carbono no mundo.”
A Amyris pretende colocar seus combustíveis e produtos químicos renováveis no mercado em 2011. O inicio da produção deve ocorrer em usinas que a companhia irá adquirir ou controlar. A partir de 2012, a Amyris pretende aumentar a produção trabalhando com usinas parceiras via acordos “capital light”, em que a Amyris fornece tecnologia e o projeto das usinas e os usineiros convertem suas usinas em biorrefinarias para produzir produtos renováveis Amyris. A companhia distribuirá e comercializará estes produtos para os usuários finais.
“A tecnologia da Amyris promete aumentar o valor e a diversidade de produtos que o Brasil é capaz de produzir a partir da cana-de-açúcar”, disse Fernando Reinach, diretor executivo da Votorantim Novos Negócios e membro do conselho de administração da Amyris Biotechnologies. “A nova instalação representa uma interseção entre o que há de melhor em tecnologias renováveis e os vastos recursos do país e promete contribuir para solucionar nossas necessidades de energia preservando o meio-ambiente.”
O produto inicial da Amyris será o Diesel renovável com propriedades de desempenho que igualam ou superam as dos combustíveis derivados de petróleo e dos biocombustíveis disponíveis atualmente. Um atributo-chave do combustível é ser um hidrocarboneto – o mesmo componente encontrado nos combustíveis à base de petróleos existentes – o que permite que ele seja utilizado em qualquer tipo de motor Diesel a qualquer temperatura ambiente sem necessidade de alterar os motores. Este combustível pode ser distribuído facilmente na infraestrutura existente. Além do Diesel, a Amyris espera produzir componentes químicos renováveis para uma variedade de produtos e aplicações industriais que hoje dependem de componentes petroquímicos.
A Amyris utiliza biologia sintética para alterar as rotas metabólicas de micro-organismos e criar “fábricas vivas” capazes de transformar o açúcar em qualquer de mais de 50 mil moléculas diferentes, usadas em uma ampla variedade de aplicações energéticas, farmacêuticas e químicas. A Amyris comprovou esta tecnologia ao desenvolver microorganismos capazes de produzir Artemisina, uma droga anti-malária de baixo custo, que será produzida em escala comercial pela Sanofi Aventis.
Fale Conosco