Evento

Amapá sedia III Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França

Está sendo realizado no Amapá desde ontem (20) o III Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França, que vai até esta sexta-feira (23). o encontro faz parte da programação do Ano da França no Brasil e integra a agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Redação
21/10/2009 14:26
Visualizações: 259
Está sendo realizado no Amapá desde ontem (20) o III Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França, que vai até esta sexta-feira (23). o encontro faz parte da programação do Ano da França no Brasil e integra a agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 
 
“É uma grande emoção. Participar de um evento de integração como este, descobrir a cultura brasileira e ter a oportunidade de incrementar meus conhecimentos é maravilhoso”, declara o estudante francês Lilian Serre, 20 anos. Ele veio ao Brasil com a delegação de professores e alunos de seu país para unir-se a mais de 130 estudantes no III Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França.


“Biodiversidade, saúde e desenvolvimento sustentável para todos” foi o tema escolhido para o debate entre técnicos, cientistas, pesquisadores, estudantes e professores. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Antônio Carlos Farias, representando o Governo do Estado, ressaltou a pertinência da temática para a região: “Macapá é capital do Estado mais preservado do país, uma cidade banhada pelo maior rio do mundo, o Amazonas, a única capital do mundo cortada pela Linha do Equador. Aqui fica localizado o maior parque de floresta tropical do mundo, o Parque do Tumucumaque. Assim, nos apresentamos como protagonistas nesse contexto e é necessário observar que aqui a biodiversidade faz parte de um grande processo de desenvolvimento sustentável”, disse.


O representante da Direção Geral de Ensino e Pesquisa do Ministério da Alimentação, da agricultura e da pesca da França (DGER/ MAAP), Gerardo Ruiz, inspirou-se nos atributos naturais do Estado anfitrião para descrever suas expectativas com relação ao evento: “Eu cheguei a uma conclusão enquanto olhava o Rio Amazonas – esse rio que atravessa quilômetros e quilômetros, estados e países para se transformar em outra coisa. O Fórum é como o Rio Amazonas, todos nós atravessamos as fronteiras de países e estados. Nós somos matéria e, ao final de três dias, nos transformaremos em outra coisa”, comparou.


O encontro reúne delegações do Amapá, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, diversas regiões da França e Guiana Francesa, por isso, a coordenadora do evento, professora Luciana Sepulveda, acredita que ele propicia muitas trocas. “O Fórum é um espaço de descoberta de diferentes culturas. A comunicação precisa da fala, mas vai além dela”, afirma.


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, é um momento para mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude cientifica e a inovação.


O diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manaus, Roberto Senna, compartilha do pensamento: “É importante para o pesquisador discutir seus resultados com a sociedade, principalmente com os jovens. Discutir temas como esse não é só importante para a ciência, mas também para a formação da cidadania”.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.