Infraestrutura

Alterações na Antaq também preocupam companhias

 As discussões com a Receita Federal sobre o Repetro, regime aduaneiro especial de exportação e importação de bens, não são a única preocupação das empresas brasileiras de navegação. Companhias que atuam no apoi

Valor Econômico
10/05/2010 00:04
Visualizações: 554

 As discussões com a Receita Federal sobre o Repetro, regime aduaneiro especial de exportação e importação de bens, não são a única preocupação das empresas brasileiras de navegação. Companhias que atuam no apoio marítimo e portuário e na navegação de cabotagem, entre os portos do país, têm manifestado receio com as recentes mudanças feitas na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A agência tem entre suas funções regular e fiscalizar serviços de transporte aquaviário e de infraestrutura portuária.

 

 

 

 

 

 Em março, a superintendente de navegação marítima e apoio da Antaq, Ana Maria Pinto Canellas, foi exonerada do cargo pela diretoria da agência. Ela ocupava a função desde a criação da Antaq, em 2001. Ana Maria foi convidada a ocupar a superintendência de navegação de interior, em Brasília, mas não aceitou. Para o lugar dela na navegação marítima, foi indicado o advogado André Arruda, filho do deputado Vicente Arruda (PR-CE). Antes dessa indicação, ele era assessor da diretoria da Antaq.

 

 

No setor privado, surgiu o temor de uso político da superintendência, o que é negado por Arruda: "Não houve indicação política, mas consenso da diretoria em relação ao meu nome." Ele disse que tem reunião marcada com o sindicato das empresas de navegação para discutir assuntos de interesse do setor. A superintendência tem entre suas responsabilidades a análise sobre os afretamentos dos navios que prestam serviços às plataformas de petróleo e gás.

 

 

 

Esse é um dos segmentos que mais crescem na navegação. Após a mudança na superintendência, circulou um e-mail apócrifo no setor com acusações contra Tiago Lima, um dos dois diretores da Antaq. Nos últimos meses, houve acirrada disputa nos bastidores pela última cadeira livre na diretoria colegiada da agência. (FG)

 

 

 

Fonte: Valor Econômico

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23