OTC 2024

Altave leva soluções de monitoramento inteligente para maior exposição offshore

OTC Houston 2024

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/05/2024 18:08
Altave leva soluções de monitoramento inteligente para maior exposição offshore Imagem: Divulgação Visualizações: 367 (0) (0) (0) (0)

A Altave, empresa brasileira de base tecnológica que desenvolve soluções integradas de monitoramento inteligente, levou o ALTAVE Red Zone Management, solução completa de videomonitoramento inteligente (software e hardware), para a 56ª edição da Offshore Technology Conference - OTC 2024, que vai até amanhã em Houston, Texas.

“O ambiente de trabalho na indústria offshore apresenta desafios únicos devido à concentração de máquinas pesadas e pessoas trabalhando em conjunto. O ALTAVE Red Zone Management é especialmente projetado para esse ambiente, permitindo a criação de Red Zones estáticas e dinâmicas que são acionadas automaticamente por movimentos de equipamentos”, destaca Bruno Avena de Azevedo (foto), cofundador e CEO da Altave. 

A solução foi desenvolvida para complementar as tecnologias de intelligent video analytics (IVA) do portfólio, baseado em inteligência artificial (IA), que transforma e interpreta os dados coletados por câmeras instaladas no ativo, gerando alertas para os operadores e gestores sobre os incidentes, permitindo ações imediatas. O IVA auxilia no controle e gerenciamento de Red Zones, na detecção de não conformidades que colocam em risco a vida humana, identificação de pessoas em situação de risco, na detecção de vazamento de óleo ou gases, focos de incêndios entre outras ações de não-conformidades.

O ALTAVE Red Zone Management concentra-se na proteção do pessoal, oferecendo conscientização e alertas adicionais para garantir operações seguras nas Red Zones. “A solução oferece a flexibilidade de ajustar dinamicamente os limites de capacidade das áreas restritas de acordo com as necessidades específicas do ambiente, garantindo assim uma segurança contínua. Sua abordagem modular permite a personalização e integração com outros equipamentos, fornecendo dados em tempo real que permitem ações imediatas, revisões dos comportamentos visando aprimorar os processos e análises de gestão mais abrangentes de HSE”, explica o executivo.

Além de delimitar áreas restritas, o sistema também permite a criação de áreas de acesso segura (Green Zone), em que o não uso de equipamentos de segurança é permitido, para evitar o disparo de alertas desnecessários, além de ter ouras funcionalidades: definição de limites máximo e mínimo de ocupação por área, a identificação e diferenciação de grupos ou pessoas autorizadas por meio de características como a cor de capacetes ou coletes, e a integração com dispositivos vestíveis (wearables), que possibilita o rastreamento dos operadores e notificações imediatas quando as pessoas entram em locais restritos e inseguros.

“Revolucionamos o conceito de segurança para entregar valor em cada informação, de forma fácil e inteligente. O monitoramento inteligente aprimora a segurança ao gerar alertas e notificações automaticamente, possibilitando uma ação imediata da equipe de HSE e nortear análises preditivas dos riscos. O que vai contribuir para uma melhoria na cultura de segurança da empresa”, conclui o presidente da Altave.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.