A Alstom está lançando o ALSPA® Série 6, uma nova tecnologia de controle de geração de energia com os mais avançados recursos. O objetivo do sistema é oferecer aos operadores das plantas um domínio completo e eficiente em todos os passos, como aquisição de dados, processamento e interface
RedaçãoA Alstom está lançando o ALSPA® Série 6, uma nova tecnologia de controle de geração de energia com os mais avançados recursos. O objetivo do sistema é oferecer aos operadores das plantas um domínio completo e eficiente em todos os passos, como aquisição de dados, processamento e interface com a operação.
Por meio de um painel com tecnologia Microsoft.net e interface de fácil compreensão, os operadores podem realizar diversas atividades, como abertura e fechamento de comportas, controle da capacidade de armazenamento da usina, além de gerenciamento de dados corporativos, como custos e ativos. Esse gerenciamento pode ser feito dentro das próprias plantas ou por acesso remoto, o que permite o trabalho com grandes volumes de informações de forma rápida e segura, usando redes de comunicação confiáveis e de baixo custo.
O ALSPA® Série 6 é fruto da extensa experiência da Alstom no controle de geração de energia. Trata-se da modernização do sistema já usado pela empresa atualmente em diversos países. As primeiras instalações piloto do ALSPA® Série 6 serão nas usinas de Fujairah (Emirados Árabes Unidos) e Flevo (Holanda), ainda em 2009. Na América do Sul, a empresa tem planos de implantar o sistema em hidrelétricas e termelétricas no Brasil, Argentina e Peru.
As funções de controle, como análise de dados históricos de operação da usina, diagnóstico de manutenção e supervisão remota, também podem ser seguramente acessados por meio da internet. As células de automação que reportam as informações de volta ao sistema de controle agora permitem operações mais complexas e estão 300% mais potentes do que as usadas atualmente.
O ALSPA® Série 6 é composto pelo ALSPA® CONTROPLANTTM, que permite o gerenciamento das usinas; pelo CONTROFLAMETM, para proteção e gestão de caldeiras; CONTROGASTM, para automação e controle de turbinas a gás; e CONTROSTEAMTM, para automação e controle de turbinas a vapor.
“Estamos testando o ALSPA® Série 6 com alguns de nossos clientes e os resultados confirmam que esse sistema de alta disponibilidade e funcionalidade corresponde às necessidades das operadoras de geração de energia. Podem minimizar custos enquanto maximizam a vida útil, a operação e a segurança da planta,” afirma Laurent Demortier, vice-presidente sênior Energy Management Business do setor Power da Alstom.
Fale Conosco
22