Energia

Alstom assina contrato de R$ 1,1 bilhão para equipar usina de Belo Monte

A Alstom assinou um contrato no valor aproximado de 1,1 bilhão de reais com a Norte Energia do Brasil para o fornecimento de equipamentos de energia para a usina de Belo Monte, terceira maior hidrelétrica do mundo, com uma capacidade planejada de 11.230 MW, projeto localizado no rio Xingu, no esta

Redação
09/02/2011 17:31
Visualizações: 554
A Alstom assinou um contrato no valor aproximado de 1,1 bilhão de reais com a Norte Energia do Brasil para o fornecimento de equipamentos de energia para a usina de Belo Monte, terceira maior hidrelétrica do mundo, com uma capacidade planejada de 11.230 MW, projeto localizado no rio Xingu, no estado do Pará, região Norte. 

 

A Alstom é líder de um consórcio formado pela alemã Voith e a austríaca Andritz para fornecimento de 14 conjuntos turbina-gerador Francis de 611 MW e seis conjuntos turbina-gerador Bulbo. A Alstom fornecerá sete conjuntos turbina-gerador Francis, equipamentos hidromecânicos, barramentos blindados e subestações associadas isoladas a gás (GIS) para as dezoito unidades geradoras da usina.

 

A previsão é que Belo Monte leve oito anos para ser construída. Quando operar em sua capacidade total, Belo Monte suprirá a demanda de energia de 35 milhões de pessoas.

 

A energia hidrelétrica responde por 85% da produção brasileira. A Alstom, presente no Brasil há 55 anos, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dessa capacidade hidrelétrica, fornecendo produtos e serviços para projetos como o de Itaipu – segunda maior usina hidrelétrica do mundo-, Tucuruí e, mais recentemente, Jirau e Santo Antônio, além de projetos térmicos como TermoBahia e ThyssenKrup CSA. 

 

Ao todo, a Alstom forneceu mais de 100 turbinas e geradores para o mercado brasileiro nos últimos dez anos, e seus equipamentos respondem por 35% de toda a capacidade hidrelétrica instalada.

 

“A liderança mundial da Alstom em tecnologia para o setor de energia continua desempenhando um importante papel na antiga busca brasileira para garantir seu futuro energético investindo em fontes renováveis”, afirma Philippe Joubert, Presidente da Alstom Power. “Este contrato é o resultado de nosso comprometimento com o desenvolvimento de soluções de energia renováveis altamente eficientes. Nossas turbinas e geradores hidráulicos de alta performance, em conjunto com nossa tecnologia de rede, maximizam a eficiência de usinas hidrelétricas.”
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23