<P>A América Latina Logística (ALL) planeja firmar parcerias com empresas arrendatárias de terminais portuários para aumentar o volume de cargas transportadas por contêineres em sua malha. No ano passado, a parcela movimentada de cofres de aço chegou a 5% do total ­ cerca de 2 milhões de ...
A Tribuna - SPA América Latina Logística (ALL) planeja firmar parcerias com empresas arrendatárias de terminais portuários para aumentar o volume de cargas transportadas por contêineres em sua malha. No ano passado, a parcela movimentada de cofres de aço chegou a 5% do total cerca de 2 milhões de toneladas, ante 38 milhões de toneladas registradas pela companhia no período.
A parceria será semelhante à acertada com a Rumo empresa controlada indiretamente pela Cosan para transporte de açúcar e etanol para exportação de Itirapina, no interior de São Paulo, até o Porto de Santos. O projeto foi anunciado no início do mês e o custo de implantação, R$ 1,2 bilhão, ficará a cargo da companhia sucroalcooleira. A operação deve começar no ano que vem.
Segundo o diretor de Produtos Industrializados da ALL, Sérgio Nahuz, o mercado de contêineres é a grande fronteira da companhia atualmente, considerando que ela movimenta apenas 100 vagões com cofres de carga por dia. Para impulsionaresse transporte, segundo o executivo, seriam necessários investimentos em plataformas para alocar os contêineres e formar a composição e em desvios ferroviários.
O projeto inclui também a construção de seis novos terminais ao longo da malha. Não seriam adaptações ou ampliações, mas novas instalações. As negociações estão ocorrendo e as definições devem sair em dois meses, informou Nahuz, complementando que, a princípio, o novo sistema serviria apenas ao transporte de mercadorias com destino à exportação.
Atualmente, a empresa possui instalações nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Argentina.
O plano de investimento da companhia para este ano é de R$ 600 milhões, incluindo a reforma de pátios, a compra de 35 locomotivas e 600 vagões e a melhoria das vias permanentes.
Fale Conosco
22