Rio Oil & Gas 2022

Alinhada às práticas ESG, Vallourec se fortalece como fornecedora de tubo de aço produzido com menor emissão de CO2 equivalente do mercado

Soluções inovadoras contribuem com a melhoria da performance dos clientes no que diz respeito à sustentabilidade dos seus negócios

Redação TN Petróleo/Assessoria
28/09/2022 10:46
Alinhada às práticas ESG, Vallourec se fortalece como fornecedora de tubo de aço produzido com menor emissão de CO2 equivalente do mercado Imagem: Bruno Lavorato Visualizações: 1326 (0) (0) (0) (0)

Alinhada às práticas ESG, Vallourec se fortalece como fornecedora de tubo de aço produzido com menor emissão de CO2 equivalente do mercado soluções inovadoras contribuem com a melhoria da performance dos clientes no que diz respeito à sustentabilidade dos seus negócios.

O compromisso da Vallourec com o ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) e as relações sustentáveis com os seus stakeholders, protegendo o meio ambiente e utilizando recursos naturais de forma racional, se consolida de forma prática com o fornecimento de produtos e soluções desenvolvidos em processos com menor emissão de gases nocivos ao efeito estufa ao longo de toda a cadeia produtiva da Empresa.

“A Vallourec tem papel estratégico no abastecimento de setores essenciais da economia brasileira e mundial e o compromisso do nosso Grupo é reduzir em 25% as emissões de gases de efeito estufa do Grupo até 2025, comparando-se com os dados totais de 2017. Estamos apresentando uma seleção de soluções inovadoras, elaboradas a partir do uso sustentável de recursos naturais e que produzem o tubo de aço com a menor emissão de CO2 equivalente do mercado. Como resultado, contribuímos com a melhoria da performance dos nossos clientes no que diz respeito à sustentabilidade dos seus negócios,” ressalta Pierre d’Archemont (foto), vice-presidente sênior da Vallourec América do Sul.

Ao longo de décadas, a Vallourec investe em tecnologias e processos para desenvolvimento de fontes alternativas à energia não renovável, visando ao alcance de resultados sustentáveis em toda a linha de produção. A fabricação do carvão vegetal de alta qualidade, por meio de um reator vertical contínuo e completamente automatizado, por exemplo, é capaz de aproveitar ao máximo o potencial da energia contida na floresta. Trata-se de uma tecnologia revolucionária e única patenteada pela Vallourec.

Esse reator tem zero emissão de metano, estando compatível com as exigências de sustentabilidade e aderente às estratégias de redução de gases de efeito estufa. Todo o processo se inicia nas florestas renováveis de eucalipto da unidade Florestal da Vallourec: nelas, a madeira é plantada, cultivada e colhida em processos e práticas certificados por órgãos reconhecidos internacionalmente. Ou seja, dizer que os tubos de aço Vallourec possuem o menor CO2 equivalente do mercado significa dizer que também são produzidos com menor emissão de metano.

Soluções sustentáveis para uma indústria mais sustentável

A Vallourec investe fortemente em inovação, pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, a Empresa mantém o Vallourec Research Center Brasil (VRCB) e o Vallourec Competence Center Rio (VCC-Rio), fomentando a inovação e o avanço tecnológico aplicado aos seus produtos e soluções para o mercado de óleo e gás, industrial e automotivo.

“Os tubos de aço da Vallourec com menor emissão de CO2 equivalente do mercado são um diferencial para operadores na produção offshore em regiões do pré-sal brasileiro, como Búzios, e também em outros mercados na América do Sul, como Guiana e Suriname, por contribuírem com uma cadeia produtiva mais limpa”, afirma o gerente Executivo de OCTG da Vallourec América do Sul, Bruno Gontijo.

A Vallourec também oferece soluções para monitorar a integridade dos poços de armazenamento de carbono, com as chamadas tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). Elas são uma das principais alternativas para redução de emissões de CO2 da indústria, além de possibilitar oportunidades de negócios nessa transição para uma economia de baixo carbono. Por meio da tecnologia, o CO2 é capturado em instalações industriais, comprimido e transportado para locais de armazenamento no subsolo. As expectativas são de que o CCUS seja responsável por 9% da redução acumulada de emissões até 2050.

“Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento do CCUS como estratégia para alavancar iniciativas de baixo carbono. Com base em nossa longa experiência e no profundo conhecimento em soluções tubulares e serviços associados, estamos prontos para atuar como um fornecedor de ponta a ponta que pode ajudar a indústria a se desenvolver de forma segura e sustentável”, avalia Gontijo.

Em outra frente, a Empresa atua no fornecimento de soluções como cilindros e contêineres para o armazenamento de hidrogênio gasoso comprimido, uma opção de energia sustentável que também pode evitar as interrupções de fornecimento comuns em sistemas de energia dependentes de eletricidade.

O estande da Vallourec está localizado no Armazém 5, H21 na Rio Oil & Gas


Sobre a Vallourec América do Sul

Além da atuação com soluções tubulares premium, especialmente junto aos mercados de energia (óleo e gás, geração de energia), a Vallourec tem experiência que se estende ao setor industrial (incluindo mecânico, automotivo e de construção). Com aproximadamente 17 mil empregados, usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de pesquisa e desenvolvimento, a Empresa trabalha lado a lado com seus clientes para oferecer mais do que apenas tubos, mas soluções inovadoras, seguras, competitivas e inteligentes para tornar todos os projetos possíveis.

No Brasil, a Vallourec possui oito unidades. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a unidade Florestal é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o Alto-Forno das unidades produtoras de tubos; e a unidade Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro.

A Empresa conta, ainda, com uma unidade de Negócios no estado, provedora de serviços administrativos. Com linhas de produção em Minas Gerais e em São Paulo, a Vallourec Tubos para Indústria (VTI) fornece tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais. No Rio de Janeiro, a Vallourec Tubular Solutions (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. E, no Espírito Santo, fornece serviços de revestimento anticorrosivo.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Petrobras, Galp e Acelen compram cargas de petróleo da U...
19/09/24
Oportunidade
Omni Escola de Aviação Civil abre inscrições para nova t...
19/09/24
ROG.e 2024
NAVE: ANP lança, em 23 e 24/9, programa direcionado a st...
19/09/24
Sustentabilidade
GE Vernova lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade
19/09/24
ROG.e 2024
PRIO estará presente no evento com destaque na programaç...
19/09/24
Startups
Edital de R$ 16 milhões para startups será lançado no di...
19/09/24
Brandend Content
Núcleo Engenharia: Evolução e Inovação no Contexto da In...
19/09/24
Amazonas
Cigás aposta em novas soluções tecnológicas
18/09/24
ROG.e 2024
Tenenge estará presente na ROG.e 2024
18/09/24
ESG
Setor de petróleo, gás e biocombustíveis avança na agend...
18/09/24
Transição Energética
Posicionamento do IBP sobre a aprovação do PL Combustíve...
18/09/24
ROG.e 2024
Eventos paralelos da ROG.e têm foco em temas centrais do...
18/09/24
ROG.e 2024
Armacell apresenta soluções e equipamentos em isolamento...
18/09/24
ROG.e 2024
Foco no cliente: a agenda de solução e simplificação do ...
17/09/24
ROG.e 2024
Merax confirma presença na ROG.e, com foco em máquinas e...
17/09/24
Evento
Começa amanhã a Conferência Ethos 360° São Paulo
17/09/24
ROG.e 2024
Válvulas de controle aumentam produtividade e confiabili...
17/09/24
ROG.e 2024
Subsea7 reúne lideranças de principais entidades do seto...
17/09/24
PPSA
Produção de petróleo da União ultrapassa 86 mil barris p...
17/09/24
Descomissionamento
FGV Energia promove 1º Seminário de Descomissionamento O...
17/09/24
Recursos Humanos
Trabalho remoto, ESG e inteligência artificial impulsion...
17/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.