Responsabilidade Social

Aliança e Labor formam os educadores do projeto Educação Transporte Seguro

O projeto social e educacional “Educação Transporte Seguro”, desenvolvimento pela Associação Educacional Labor com o apoio da Aliança Navegação e Logística, formou, no final de novembro, as primeiras turmas de educadores e oficin

Redação
29/11/2010 08:06
Visualizações: 1306
O projeto social e educacional “Educação Transporte Seguro”, desenvolvimento pela Associação Educacional Labor com o apoio da Aliança Navegação e Logística, formou, no final de novembro, as primeiras turmas de educadores e oficineiros nas cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.
 
 
Cerca de 100 educadores e oficineiros foram formados pelo projeto em ambas as cidades. A dedicação dos formandos atingiu mais de 10.200 alunos da rede municipal. Além disso, em torno de 9 mil famílias foram beneficiadas por práticas pedagógicas pertinentes às necessidades do século XXI.
 
 
“Durante dois anos, os educadores participantes realizaram reflexões sobre a prática e puderam aplicar novas intervenções pedagógicas alternando teoria e prática, ação que garante e estimula a aprendizagem dos alunos, transformando suas escolas em ambientes de sucesso”, explica Elaine Cristina Simões Brandão, educadora da Associação Labor e coordenadora do projeto Educação Transporte Seguro.
 
 
Em dois anos de curso, foram 482 horas de atividades em campo e oficinas. O empenho dos educadores garantiu que 72% dos alunos aprimorassem suas notas nas atividades curriculares e 66% melhorassem a frequência na escola.
 
 
A partir do projeto “Educação Transporte Seguro”, os educadores desenvolveram um novo olhar para o processo de aprendizagem, buscando novas metodologias para ensinar e planejar as aulas, estabelecendo assim uma relação mais atenta às dificuldades e avanços de seus educandos. Agora, ao planejar, consideram a realidade onde as crianças estão inseridas e conseguem com criatividade elaborar atividades interessantes para prender a atenção e garantir a aprendizagem.
 
 
“O projeto possibilitou o desenvolvimento de novas formas dos professores repassarem seus conhecimentos aos alunos. Os educadores são incitados a desafiar seus próprios conhecimentos e também trazer a teoria para a prática”, ressalta Márcio Dias, gerente da Aliança Navegação e Logística em Santos.
 
 
 

O resultado na prática

 

De 1991 a 2009, mais de 4.800 professores e 578.000 alunos foram beneficiados pelos projetos da Associação Labor em escolas interessadas em melhorar seu desempenho. A Labor estimula o professor a fazer da avaliação um meio para aperfeiçoar a sua própria produção e o desempenho de seus alunos.
 
 
Em todos esses anos, a Labor conquistou resultados importantes em suas atividades, entre eles:
 
 
 

- 100% das escolas atendidas tiveram um aumento na assiduidade dos alunos.
 
 
 
- 100% das escolas tiveram suas taxas de evasão escolar reduzidas em torno de 30%.
 
- 94% das escolas constataram melhoria no rendimento escolar dos alunos, comprovados através de avaliações internas e externas.
 
 
- 90% das escolas identificaram que houve diminuição de faltas dos professores na ordem de 40%.
 
- 90% das escolas identificaram um avanço na participação dos pais na gestão da escola.

 

“A educação é o fator fundamental na constituição de um cidadão, seja no âmbito profissional como também pessoal e social. Educando os jovens de hoje teremos grandes homens e mulheres no futuro, que primarão pela ética e dignidade em desenvolver um mundo melhor para as futuras gerações”, finaliza Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança.
 
 

Sobre a Associação Educacional Labor

A Associação Educacional Labor foi fundada em 1992, como uma instituição sem fins lucrativos, por uma equipe de educadores em busca de uma proposta pedagógica diferenciada que priorizasse a permanência na escola de crianças com histórico de fracasso escolar ou em processo de evasão.
 
 
Através de parcerias e apoios técnico-financeiros de instituições governamentais e privadas, atua junto às escolas públicas, introduzindo modificações na vida escolar, em harmonia com a nova legislação brasileira, contribuindo para a solução dos principais problemas da educação.
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