<P>O governador Sérgio Cabral assinou ontem (18) acordo de cooperação com a Prefeitura de Hamburgo, Alemanha, para o Estado adotar no Rio as técnicas de recuperação da área portuária daquela cidade-Estado, como é reconhecida. Hamburgo está desenvolvendo o maior projeto portuário de t...
Jornal do CommercioO governador Sérgio Cabral assinou ontem (18) acordo de cooperação com a Prefeitura de Hamburgo, Alemanha, para o Estado adotar no Rio as técnicas de recuperação da área portuária daquela cidade-Estado, como é reconhecida. Hamburgo está desenvolvendo o maior projeto portuário de toda a Europa.
Cabral, que está na Alemanha em missão empresarial e de governo, disse que, no segundo semestre, técnicos alemães estarão no Rio para iniciar o trabalho de ação conjunta. Esse é um investimento que associa os setores público e privado. No Rio, vamos somar os esforços estaduais aos do governo federal e da Prefeitura para revitalizar a área portuária, afirmou.
O governador declarou que, na prática, a revitalização com a tecnologia alemã incluirá a reurbanização da área do porto, com empreendimentos habitacionais, sociais e de entretenimento. Isso significa instalar lojas, escolas, restaurantes e comércio em geral, sempre preservando o meio ambiente criando áreas verdes.
Temos o desafio de transformar nossa região portuária em uma área pujante, tanto do ponto de vista econômico e operacional, como do de lazer, disse Cabral, que visitou o porto acompanhando o diretor-executivo de Hafen City, Bruns Berentelg.
fórum. À tarde, o governador deu palestra a empresários no Fórum da Câmara de Comércio de Hamburgo. Afirmou que os investimentos públicos e privados previstos para o estado no período 2008-2010 somam R$ 107 bilhões, cerca de US$ 60 bilhões - incluindo recursos federais para obras de infra-estrutura. Também destacou a obtenção do investment grade pelo Brasil.
Listando as vantagens do Estado, ele listou as facilidades nas áreas de infra-estrutura, afirmando que o estado tem dois grandes portos - o do Rio e o de Itaguaí - e dois aeroportos internacionais com terminais de cargas - o Tom Jobim (antigo Galeão) e o de Cabo Frio.
Fale Conosco
21