Redação TN Petróleo/Assessoria
Neste ano comemorativo, em que completa 25 anos de atividades, a distribuidora de combustíveis ALE está dando sequência a um processo de atualização digital, que foi acelerado com a pandemia de Covid-19. O objetivo é aperfeiçoar a tecnologia para ampliar o alcance de clientes e otimizar os resultados. Entre as principais iniciativas estão o lançamento, nesta semana, de um site totalmente reformulado e investimentos na ferramenta de landing page.
O novo site da companhia, que entrou no ar no dia 27, tem o objetivo de ser uma plataforma mais inteligente, informativa e relevante para o público. Com layout mais clean e funcional, utiliza técnicas atualizadas de SEO (otimização para mecanismos de buscas) e ferramenta para geração de leads (atração de clientes). A plataforma foi concebida em inbound marketing, o que possibilita a conexão com o público-alvo também por meio dos pilares de marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais. O objetivo é servir como uma fonte de consulta para os usuários em assuntos relacionados ao segmento, tanto no B2B (revendedores) quanto no B2C (clientes finais dos postos).
“O site da companhia era o mesmo desde 2013. Não digo que ficou desatualizado, pois já nasceu com aspectos de vanguarda, porém é inegável que os tempos mudaram, o ambiente digital não é mais o mesmo e surgiram necessidades de novas funcionalidades”, destaca a gerente de Marketing da ALE, Manabi Garzon. Segundo ela, a proposta da companhia é trazer uma visão mais tecnológica para esse canal de comunicação em diversas frentes. “Além da tecnologia, que é um aspecto primordial nos dias de hoje, nossa nova plataforma veio totalmente reformulada, com a proposta de uma referência para o mercado. Vamos disponibilizar mais notícias sobre o segmento, dicas diversas para nossos clientes e oferecer as melhores vantagens de ser um cliente ALE para aqueles que ainda não conhecem a nossa proposta de valor. Tudo isso de um jeito leve, próximo e parceiro, como a ALE é.”
O portal de leads também é um dos destaques do projeto, que será segmentado em clusters, de acordo com o perfil do cliente, a fim de se adequar a cada público que acessá-lo. Para atrair novos clientes revendedores, a página direcionada a esse segmento conta com material que expõe as vantagens de fazer parte da Rede ALE. “O tão falado ‘novo normal’ está aí e a comunicação corporativa é o cerne desse novo momento. Ela é ferramenta estratégica para que a empresa atinja seus objetivos e, agora, torna-se essencial para unirmos nossa força de trabalho para a conquista de novos clientes e ampliação da nossa presença no país”, acrescenta.
A digitização foi iniciada com o lançamento do Clube ALE –programa de relacionamento e gestão exclusivo para a Rede ALE–, em que a companhia desenvolveu novidades para os revendedores e equipes de pista, sendo uma plataforma estratégica e aliada no dia a dia dos usuários. A companhia também lançou a nova Intranet ALE, dedicada aos colaboradores da companhia. A ferramenta, de fácil navegação, tem o formato de um portal de notícias e preza pelo conteúdo objetivo e interativo, dando espaço para o usuário deixar comentários e reações em um ambiente seguro e estável. Além disso, assim que houve os decretos de lockdown em quase todo o país, a equipe ALE adotou o modelo de home office com agilidade e seguiu integrada por meio das plataformas virtuais de relacionamento.
No ano passado, a inovação também foi destaque em relação aos contratos firmados com revendedores e fornecedores, que passaram a ser assinados digitalmente e agilizaram a efetivação de negócios. Para o consumidor final, houve lançamentos: a parceria com o programa de fidelidade Livelo levou a companhia para um novo nível tecnológico de interação com os consumidores dos postos ALE, que passaram a ter contato constante com a companhia por meio de um aplicativo. O programa já conta com mais de 300 postos aderidos por todo o Brasil.
Manabi Garzon ressalta que as mudanças em tecnologia não param. "Estava previsto que essa transformação geraria uma mudança de mindset em toda a empresa, desde o colaborador até a revenda. Para os próximos anos, essa é a meta: continuar avançando para levar a ALE sempre a um novo patamar", explica.
Fale Conosco