Sondas estão sendo construídas no Estaleiro Jurong.
RedaçãoA Aker Solutions ganhou um contrato de fornecimento de pacotes de equipamentos de perfuração para uma série de seis navios-sonda que estão sendo construídos pelo estaleiro Jurong para o mercado brasileiro. O contrato, cujo valor não foi divulgado, abrange pacotes completos de equipamento topside e submarino (drilling riser e BOP) para seis navios-sonda com opção para mais uma unidade.
O equipamento será entregue pela Aker Solutions na Noruega e Alemanha e também pela nova sede da empresa no Brasil. A Aker está construindo uma nova planta de serviço e fabricação de US$100 milhões em Macaé, a capital offshore brasileira, para atender ao crescimento da empresa no país.
As unidades de perfuração serão entregues entre 2015 e 2019. O primeiro equipamento da Aker Solutions será entregue na segunda metade de 2013. O contrato abrange gestão de projeto, engenharia, equipamento topside, pacote submarino e pacote marítimo - inclusive o clip riser da Aker Solutions e o comissionamento das sondas no estaleiro de Jurong no Brasil.
"Este contrato confirma nossa sólida posição no mercado offshore brasileiro, bem como no mercado de perfuração em águas profundas. Estamos gratos pela confiança demonstrada pelo Estaleiro Jurong, com quem trabalhamos de perto por dois anos nos preparando para esta oportunidade. Estamos ansiosos pela continuidade da colaboração positiva e de longo prazo com o estaleiro e com os empreiteiros de perfuração neste projeto," diz Thor Arne Håverstad, responsável pela unidade de negócio Drilling Technologies da Aker Solutions.
Entre 20 e 50 por cento das entregas terão origem e produção no Brasil, onde a Aker Solutions tem uma forte presença desde os anos 90. Hoje, mais de 35 unidades de perfuração operam em águas brasileiras usando equipamento de perfuração da Aker Solutions. A empresa também entrega equipamento submarino, sistemas de processo e serviços de intervenção submarina no local para operadores offshore no Brasil.
“Com a entrega de seis pacotes completos de perfuração e uma nova planta de serviço e manufatura a caminho em Macaé, a Aker Solutions dá mais um salto na direção do Brasil. Nas duas últimas décadas, construímos uma fundação firme para atender ao crescimento que vemos no mercado hoje. Com cerca de 1.400 funcionários, estamos comprometidos em servir nossos clientes no mercado brasileiro,” diz Luis Antonio Araujo, presidente da Aker Solutions no Brasil.
A sede de 335.000 metros quadrados para equipamentos de perfuração em Macaé será a quarta instalação da Aker Solutions no Brasil, além das sedes em Rio das Ostras, Curitiba e Rio de Janeiro.
Os seis novos navios serão operados pelos operadores noruegueses de sonda Seadrill e Odfjell Drilling (três cada) por contratos de fretamento de 15 anos da Petrobras. Os navios-sonda são capazes de operar a uma profundidade marítima de 10.000 pés (3.048 m) e perfurar a 40.000 pés (12,2 km).
Fale Conosco
21