Aker Promar tem contratos para construir dois navios
O estaleiro Aker Promar, com sede em Niterói (RJ), assinou contratos de construção de dois navios de serviços marítimos no valor total de US$ 165,48 milhões (cerca de R$ 356 milhões). A encomenda foi realizada pela armadora norueguesa DOF ASA através de suas subsidiá...
Redação
06/04/2006 00:00
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O estaleiro Aker Promar, com sede em Niterói (RJ), assinou contratos de construção de dois navios de serviços marítimos no valor total de US$ 165,48 milhões (cerca de R$ 356 milhões). A encomenda foi realizada pela armadora norueguesa DOF ASA através de suas subsidiárias brasileiras Dofcon Navegação e GEO Navegação e Pesquisa. As negociações com a armadora - que também tem participação na brasileira NorSkan Offshore - duraram cerca de seis meses e foram concluídas na última semana. A Dofcon Navegação foi responsável pela encomenda, por US$ 104,6 milhões, de uma embarcação do tipo Offshore Support and Construction Vessel (OSCV), utilizada na instalação de cabo umbilical (que conecta a plataforma marítima ao poço de petróleo), de cabos submarinos de energia e na inspeção de colunas das plataformas. O navio terá aproximadamente nove mil toneladas de porte bruto e o batimento de quilha (início de construção) está programado para fevereiro de 2007. Encomendada pela GEO Navegação e Pesquisa, a outra embarcação é do tipo Remotely Operated Vehicle Vessel (ROV) e custará US$ 60,88 milhões. Ela tem basicamente as mesmas funções do barco OSCV, mas com potência inferior e cerca de 6 mil toneladas de porte bruto. Batimento de quilha previsto para março de 2007 O batimento de quilha do navio está previsto para março do próximo ano e a engenharia do projeto está sendo desenvolvida pela empresa IR Engenharia, dentro do próprio estaleiro. Os dois contratos estão em vigor e já foi encaminhado ao Fundo da Marinha Mercante (FMM) o pedido de financiamento. O armador norueguês decidiu construir os barcos no estaleiro porque pretende colocá-los em operação nas bacias brasileiras, aproveitando a expansão das atividades de exploração de petróleo. O estaleiro Aker Promar tem em carteira quatro navios de movimentação de âncora (AHTS), dos quais três têm capacidade de tração de 180 toneladas e outro tem potência para 145 toneladas. Eles foram encomendados pela armadora NorSkan Offshore e pela italiana Finarge, respectivamente. Outro navio em carteira é um Plarform Supply Vessel (PSV, de serviço de apoio a plataformas) da armadora Asso Marítima Navegação, com 3.300 toneladas de porte bruto. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abem), o mercado de apoio movimenta US$ 400 milhões por ano no País. Existem 166 barcos de apoio operando no Brasil, sendo 75 nacionais e 91 de bandeira estrangeira. A participação de barcos de apoio com bandeira nacional chega a 45%, porque a Petrobras adquiriu 24 embarcações entre 1998 e 2003, no valor em torno de US$ 400 milhões.
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