Previsão

AIE vê maior queda na demanda de petróleo em 30 anos

Agência Estado
15/05/2009 04:13
Visualizações: 735

A Agência Internacional de Energia (AIE) afirmou nesta quiunta-feira (14) que a queda acentuada no consumo global de petróleo pode estar perto de seu ponto mais baixo, mas alertou que qualquer recuperação na demanda ainda deve demorar meses e será lenta. Em seu relatório mensal sobre o mercado de petróleo, divulgado nesta quinta-feira a AIE revisou levemente em baixa sua previsão para a demanda mundial este ano, e prevê queda de 2,6 milhões de barris por dia na demanda global em 2009, ou 3%, para 83,2 milhões de bpd. A queda representaria a maior contração em quase 30 anos.

 


“Esperamos uma desaceleração da contração da demanda, mas ainda assim teremos uma forte queda no consumo e, na nossa visão, a recuperação realmente não começará a criar raízes até 2010″, disse David Fyfe, editor do relatório da agência.

 


Assim como muitos outros analistas, a AIE afirmou que o salto recente nos preços do petróleo para as máximas em seis meses foi basicamente inadequado. A demanda está no seu nível mais fraco em duas décadas e os estoques nas grandes nações consumidores continuam subindo para o maior nível também em duas décadas, disse a AIE. Esta semana, o petróleo atingiu o maior nível em seis meses, pouco acima dos US$ 60 por barril, em meio a dados econômicos positivos.

 


Dados econômicos favoráveis em lugares como Estados Unidos e China, os maiores consumidores mundiais, elevaram as expectativas do mercado sobre uma recuperação, mas a AIE disse que ainda existe evidência firme de que isso se traduziu em retomada pontual da demanda.

 


Oferta

 


Enfatizando a questão da oferta excedente, a AIE disse que a cobertura de demanda futura, uma medida do petróleo estocado em galerias de armazenagem, subiu para 62,4 dias em março, ante 61 6 dias em fevereiro e bem acima da faixa normal em torno de 55 dias dos últimos anos. Esse número de cobertura futura aumenta ainda mais quando considerado o petróleo armazenado em navios-tanque. Em abril, o petróleo mantido em navios-tanque subiu para cerca de 100 milhões de barris, alta de 18% em relação a março.

 


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) parece estar perdendo a disciplina no corte de produção, uma vez que membros como Irã e Venezuela vazaram barris no mercado para aproveitar a alta dos preços. Segundo a AIE, o cumprimento aos cortes decididos pela Opep no fim do ano passado, de 4,2 milhões de barris por dia, diminuiu para 78% em abril, de 83% em março, com a produção do cartel subindo pela primeira vez desde julho do ano passado.

 


A AIE prevê que a produção no trimestre atual cairá 200 mil barris por dia a mais do que o projetado no mês passado, para 71 1 milhões de barris por dia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23