Energia

AHE Simplício conclui obras do Dique Norte

Furnas terminou as atividades de terraplanagem de mais um dique do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício (AHE Simplício), em construção no rio Paraíba do Sul, divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, abrangendo Três Rios e Sapucaia (RJ), Além Paraíba e Chiador (MG). Com 43 m

Redação
06/04/2011 14:53
Visualizações: 980
Furnas terminou as atividades de terraplanagem de mais um dique do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício (AHE Simplício), em construção no rio Paraíba do Sul, divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, abrangendo Três Rios e Sapucaia (RJ), Além Paraíba e Chiador (MG). Com 43 m de altura máxima e 200 m de comprimento em sua crista, o Dique Norte demorou pouco mais de oito meses para ser finalizado. 

 

A estrutura utilizou aproximadamente 279 mil m3 de aterro em solo, 11 mil m3 de areia, 15 mil m3 de brita e 32 mil m3 de enrocamento compactado. No total, já foram construídos sete diques no AHE Simplício. Eles consumiram cerca de 4,2 milhões de metros cúbicos de aterro, material suficiente para encher 280 mil caminhões. 

 

Resta agora concluir os diques Alga 1 e 2, cuja função é represar os córregos Areia e Louriçal, evitando que suas águas se misturem com as do rio Paraíba do Sul. 

 

O AHE Simplício, que terá capacidade instalada de 333,07 MW, conta com mais de 90% de suas obras civis já prontas. O início de operação está previsto para agosto de 2011. 

 

Trata-se de um projeto de engenharia único na história de Furnas e que tem um custo estimado de R$ 2,2 bilhões. Integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O complexo é composto por duas usinas (Anta e Simplício) com uma barragem de concreto, duas casas de força, um vertedouro, três túneis, 13 canais, 10 diques e seis reservatórios que se distribuem por uma extensão de 30 km. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25