Energia

AHE Simplício conclui obras do Dique Norte

Furnas terminou as atividades de terraplanagem de mais um dique do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício (AHE Simplício), em construção no rio Paraíba do Sul, divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, abrangendo Três Rios e Sapucaia (RJ), Além Paraíba e Chiador (MG). Com 43 m

Redação
06/04/2011 14:53
Visualizações: 729
Furnas terminou as atividades de terraplanagem de mais um dique do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício (AHE Simplício), em construção no rio Paraíba do Sul, divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, abrangendo Três Rios e Sapucaia (RJ), Além Paraíba e Chiador (MG). Com 43 m de altura máxima e 200 m de comprimento em sua crista, o Dique Norte demorou pouco mais de oito meses para ser finalizado. 

 

A estrutura utilizou aproximadamente 279 mil m3 de aterro em solo, 11 mil m3 de areia, 15 mil m3 de brita e 32 mil m3 de enrocamento compactado. No total, já foram construídos sete diques no AHE Simplício. Eles consumiram cerca de 4,2 milhões de metros cúbicos de aterro, material suficiente para encher 280 mil caminhões. 

 

Resta agora concluir os diques Alga 1 e 2, cuja função é represar os córregos Areia e Louriçal, evitando que suas águas se misturem com as do rio Paraíba do Sul. 

 

O AHE Simplício, que terá capacidade instalada de 333,07 MW, conta com mais de 90% de suas obras civis já prontas. O início de operação está previsto para agosto de 2011. 

 

Trata-se de um projeto de engenharia único na história de Furnas e que tem um custo estimado de R$ 2,2 bilhões. Integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O complexo é composto por duas usinas (Anta e Simplício) com uma barragem de concreto, duas casas de força, um vertedouro, três túneis, 13 canais, 10 diques e seis reservatórios que se distribuem por uma extensão de 30 km. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.