Iniciativa vai parcelar os custos de medidas emergenciais que protegeram o setor elétrico contra os impactos do cenário de baixa hidrologia de 2021
Redação TN Petróleo/AssessoriaOs agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE aprovaram, por unanimidade, a contratação da Conta Escassez Hídrica, operação financeira que tem como objetivo auxiliar o setor elétrico diante dos custos decorrentes do cenário de baixa hidrologia e de aumento da geração termelétrica registrados em 2021. Os associados participaram, nesta segunda-feira (11), da 69ª Assembleia Geral Extraordinária da organização, e deram a sua anuência para que a entidade atue como centralizadora das operações.
Caberá à CCEE contratar o financiamento junto aos bancos participantes e repassar integralmente às distribuidoras os valores homologados mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Também será responsável pela cobrança e pagamento das amortizações do empréstimo, a partir do ano que vem.
A Câmara de Comercialização ressalta que a gestão da Conta Escassez Hídrica será totalmente neutra, transparente e responsável, sem nenhum prejuízo aos seus agentes e às demais operações realizadas. A organização também lembra o sucesso da Conta COVID, reconhecida internacionalmente pela sua eficácia na preservação de toda a cadeia do setor elétrico no período mais crítico da pandemia.
Fale Conosco
21