EUA

Agência rejeita corte na meta para etanol

Agência Estado
08/08/2008 05:09
Visualizações: 319

Washington - O administrador da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), Stephen Johnson, negou hoje o pedido de corte da meta obrigatória para a produção e mistura de etanol na gasolina em 2008. A decisão é uma vitória dos produtores de milho, que atualmente destinam um terço da safra para a fabricação do combustível, e das usinas.

 

Johnson avaliou que o RFS (sigla para Renewable Fuels Standard, o mandato federal que determina a mistura de etanol à gasolina) não tem acarretado problemas econômicos graves, a despeito da reclamação do governador do Texas, Rick Perry.

 


No final de abril, Perry entrou com um pedido para que a EPA reduzisse de 9 bilhões para 4,5 bilhões de galões o uso obrigatório de etanol em 2008. Segundo ele, a crescente demanda de milho para a produção do combustível renovável está afetando as cadeias produtivas de carne bovina, frango e laticínios, que também usam o grão como matéria-prima.

 


"Depois de examinar os fatos, ficou claro que o pedido não se enquadrava nos critérios da lei", declarou Johnson em nota oficial. Para ele, o mandato RFS "continua sendo uma importante ferramenta para nossos esforços de redução das emissões de gases do efeito estufa e da dependência do petróleo estrangeiro".


 

O presidente George W.Bush promoveu o etanol como parte de um esforço para reduzir a dependência energética americana. Há três anos, ele assinou a lei que determinava, para 2012, o uso anual de 7,5 bilhões de galões (28,38 bilhões de litros). No ano passado, Bush ampliou a meta para 38 bilhões de galões (143,83 bilhões de litros), a ser atingida até 2022.


 

O apoio ao etanol frustrou os produtores de aves e suínos, que culpam a lei pelos crescentes custos das rações com as quais alimentam seus plantéis.


 

"A agência reconhece que os altos preços das commodities (matérias-primas) têm impactos econômicos, mas a ampla análise do pedido do Texas não encontrou evidência de que o mandato RFS causou severos danos à economia do Estado durante o período especificado", afirmou a EPA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23