Refino

AFRY realiza engenharia básica do projeto de produção de SAF e HVO da Refinaria de Petróleo Riograndense

Consultoria atuará na execução dos serviços de engenharia básica para as unidades do Outside Battery Limits da planta da refinaria, e no apoio, supervisão, coordenação e integração das unidades de engenharia básica via processo de processo de hidrogenação dentro do Inside Battery Limits desta que será a primeira biorrefinaria do País a operar sem uma única gota de petróleo.

Redação TN Petróleo/Assessoria AFRY
17/03/2025 15:06
AFRY realiza engenharia básica do projeto de produção de SAF e HVO da Refinaria de Petróleo Riograndense Imagem: Divulgação Visualizações: 1791

O projeto de conversão da mais antiga refinaria de petróleo do Brasil para a produção de biocombustíveis a partir de óleos vegetais terá o projeto de engenharia básica desenvolvido pela AFRY. A empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria foi selecionada para atuar nas unidades do OSBL (Outside Battery Limits) e integração das unidades do ISBL (Inside Battery Limits) da planta da Refinaria de Petróleo Riograndense, que produzirá Combustível de Aviação Sustentável (SAF) e Diesel Renovável (HVO). Localizada na cidade de Rio Grande (RS) e controlada pela Petrobras, Braskem e Grupo Ultra, a biorrefinaria receberá investimentos totais de R$ 5,5 bilhões.

"Estamos muito felizes por termos sido selecionados para a execução da engenharia básica desta que será a primeira biorrefinaria do País a operar com matéria-prima 100% renovável proveniente de óleos vegetais, com flexibilidade de vários feedstocks", afirma Edemilson Oliveira (foto), vice-presidente da AFRY no Brasil para Indústrias, Energia, Infraestrutura e Logística, ao destacar que o projeto está alinhado à missão de empresa de acelerar a transição para um futuro mais sustentável.

O escopo da atuação da AFRY inclui serviços de engenharia básica (Front End Loading - FEL 3) para o OSBL, para as unidades auxiliares e edifícios externos exigidos pelo projeto, considerando a sinergia com a refinaria sempre que possível. Também prevê o apoio à Refinaria de Petróleo Riograndense na supervisão, coordenação e integração das unidades de engenharia básica via processo de hidrogenação (planta de HEFA –Hidroprocessamento de Ésteres e Ácidos Graxos, unidade de geração de hidrogênio, planta de pré-tratamento e unidade de tratamento de águas ácidas) dentro dos limites de bateria (ISBL) desenvolvidas por outros fornecedores da tecnologia.

A AFRY também será responsável pela análise de construtibilidade das unidades ISBL e OSBL, a qual definirá a forma de contratação e implantação dos equipamentos e dos sistemas da planta, e a estimativa de investimento do OSBL e ISBL.

O prazo para a conclusão dos serviços da AFRY é novembro de 2025.

Sobre a AFRY - A AFRY – resultado da fusão entre a ÅF e a Pöyry – fornece serviços de engenharia, projetos, serviços digitais e de consultoria para acelerar a transição para uma sociedade sustentável.

Somos 19 mil especialistas dedicados nos setores da indústria, energia e infraestrutura, criando impacto para as próximas gerações.

A AFRY tem raízes nórdicas com alcance global, vendas líquidas de 24 bilhões de coroas suecas e está listada na Bolsa de Valores de Estocolmo.

Making Future.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.