Operação Lava Jato

Advogado de executivo da UTC nega "clube" de empreiteiras em obras da Petrobras

A defesa rebateu as acusações de Augusto Mendonça Neto.

Agência Brasil
29/01/2015 09:30
Visualizações: 826

Os advogados do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, preso na Operação Lava Jato, afirmaram hoje (28) à Justiça Federal que nunca existiu um "clube de empreiteiras" para dividir contratos com a Petrobras. Para a defesa, a acusação do Ministério Público Federal (MPF), na qual Pessoa é apontado como líder do cartel, é "um vazio sem fim".

Em resposta à ação penal aberta contra o presidente da UTC, a defesa rebateu as acusações de Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, sócio da Toyo Setal e delator do suposto cartel de empresas. Segundo os advogados, as regras de divisão das obras foram sugeridas por Mendonça, desafeto de Pessoa.

"Não se pode deixar de dizer que Augusto Mendonça era conhecido desafeto de Ricardo Pessoa e foi Augusto quem sugeriu usar as tais regras de divisão de obras citadas por ele na delação numa reunião da Abemi [Associação Brasileira de Engenharia Industrial]. A ideia foi descartada por Ricardo Pessoa, o qual, além do mais, não o apoiou para a presidência da Abemi, cargo muito ansiado por Augusto. Ser presidente da AbemiI era ter prestígio", alegou a defesa.

Em novembro do ano passado, Mendonça Neto disse que havia entendimento prévio entre Renato Duque, então diretor de Serviços da Petrobras, de que os contratos resultantes do clube "deveriam ter constribuições àquele [o clube]" . O delator acrescentou que negociou diretamente com Duque e "acertou pagar a quantia de R$ 50 e 60 milhões, o que foi feito entre 2008 e 2011".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Ipiranga lança Relatório de Sustentabilidade 2025 com av...
02/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Combustíveis
Diesel lidera alta dos combustíveis em abril, mostra Mon...
30/04/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
30/04/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
Meio Ambiente
Brasil aparece entre maiores emissores de metano em ater...
30/04/26
Oferta Permanente
Audiência pública debate inclusão de novos blocos no edi...
30/04/26
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23