Petrobras

Aderência ao Código Brasileiro de Governança Corporativa chegou a 94% na Petrobras

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
20/08/2021 21:08
Aderência ao Código Brasileiro de Governança Corporativa chegou a 94% na Petrobras Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1514 (0) (0) (0) (0)

 

Comissão de Valores Mobiliários exige informe anual que é um importante instrumento de transparência para governança corporativa

 

A Petrobras atingiu 94% de aderência ao Código Brasileiro de Governança Corporativa (CBGC) em 2021. De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), considerando os dados de 2020, o grau de aderência de empresas do mercado foi em média de 54%.

Desde 2018, ano em que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) passou a exigir das empresas de capital aberto o "Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa - Companhias Abertas", a Petrobras manteve o grau de aderência acima de 90% e, desde o ano passado, o resultado tem sido de 94%. Esse resultado é reflexo das ações contínuas de aprimoramento da governança e da adoção de boas práticas de gestão e integridade.

O Informe é um importante instrumento de transparência quanto à maturidade do modelo de governança e ao grau de aderência da companhia às práticas recomendadas pelo CBGC. Por meio dele, a companhia indica se observa, ou não, cada uma das práticas em relação aos temas: Acionistas, Conselho de Administração; Diretoria; Órgãos de Fiscalização e Controle; e Ética e Conflito de Interesses.

O Código Brasileiro de Governança Corporativa foi lançado em novembro de 2016 e apresenta “princípios”, “fundamentos” e “práticas recomendadas” para a governança corporativa de companhias abertas. O código foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interagentes, coordenado pelo IBGC e formado por onze entidades relacionadas ao mercado de capitais.

O resultado obtido pela Petrobras comprova o reconhecimento do mercado e dos órgãos de controle com relação ao aprimoramento da sua cultura de integridade e de seus mecanismos de governança. O elevado grau de integridade reforça a reputação da empresa junto a seus públicos de interesse e, consequentemente, a toda a sociedade.

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