ANP

Acordos de cooperação com o Ibama e o Observatório Nacional são aprovados pela ANP


18/11/2019 11:31
Visualizações: 322

A diretoria da ANP autorizou no dia 14/11 a celebração de dois acordos de cooperação: um com o Ibama e o outro com o Observatório Nacional - ON. Ambos são fundamentais para enriquecer o acervo do Banco de Dados Ambientais – BDA da ANP, que é um dos projetos estruturantes do Programa de Modernização dos Dados Técnicos da Agência – PMDT, aprovado pela diretoria em julho de 2018.

Institucional

O acordo de cooperação técnica entre a ANP e o IBAMA formaliza a parceria necessária para a organização e disponibilização de dados, informações e estudos ambientais oriundos de processos de licenciamento ambiental das atividades da indústria de petróleo e gás no Banco de Dados Ambientais. A iniciativa facilitará o acesso a esse material, que estará disponível no BDA, pelos analistas de licenciamento ambiental do IBAMA e por todos os interessados, colaborando com possíveis parcerias privadas na execução de estudos ambientais, disponibilizando também rico material para pesquisadores. Assim, essa parceria busca otimizar a gestão de dados ambientais, o que impacta na eficiência e tempo de análise dos processos de licenciamento, sendo positiva para os dois órgãos e para a sociedade brasileira.

Já a cooperação técnica entre a ANP e o Observatório Nacional prevê a transferência da base de dados do BAMPETRO (banco de dados especializado no armazenamento, intercâmbio e na divulgação da informação ambiental georreferenciada localizado no Observatório Nacional) para o BDA, que assim passará a contar com dados de significativo valor histórico, provenientes de sete áreas temáticas: oceanografia física, química, geologia, geofísica, biologia, meteorologia e socioeconomia. Além disso, a cooperação técnica com o ON busca integrar as equipes dos dois órgãos para a elaboração de estudos e atividades de pesquisa utilizando dados técnicos (magnéticos, gravimétricos, sísmicos, eletromagnéticos, dados de poços) fornecidos pela ANP, resultando no aprimoramento técnico das equipes e contribuição direta para a pesquisa nacional.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20