Suape

Aço para estaleiro sai da Ucrânia em junho

<P>Empresa Metinvest comercializou 18,2 mil toneladas para empreendimento do Complexo Portuário de Suape. Expectativa é que produto chegue ao Estado 35 dias depois de embarcado</P><P>O lote de aço número um, que será processado no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) em Suape para a montagem do prime...

Jornal do Commercio - PE
15/05/2008 00:00
Visualizações: 628

Empresa Metinvest comercializou 18,2 mil toneladas para empreendimento do Complexo Portuário de Suape. Expectativa é que produto chegue ao Estado 35 dias depois de embarcado

O lote de aço número um, que será processado no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) em Suape para a montagem do primeiro navio made in Pernambuco, vai sair da Ucrânia entre os dias 5 e 15 de junho. Fornecido pela siderúrgica ucraniana Metinvest, as 18,2 mil toneladas vão singrar mares durante 35 dias até desembarcar no Complexo Industrial Portuário de Suape. Com a chegada da matéria-prima, em julho, o EAS terá sua primeira data-marco, dando início à operação industrial do empreendimento com o corte das chapas de aço. A entrada do estaleiro em pleno funcionamento é prevista para junho de 2010.

O gerente executivo do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), Arnaldo Arcadier, diz que até o final deste mês deve fechar a negociação para o segundo lote do produto, que também será destinado ao Atlântico Sul. As chances são grandes de a Usiminas fornecer as 12 mil toneladas do segundo lote, atendendo ao nosso desejo de comprar o aço no mercado interno. Na primeira licitação, onde participaram 11 empresas, não foi possível por conta do preço, mas agora as coisas estão bem encaminhadas, revela.

Informações do mercado apontam que o aço contratado na Ucrânia teve preço 15% inferior ao oferecido nacionalmente. A Transpetro é responsável pela negociação das 420 mil toneladas necessárias para atender à encomenda de 26 navios da companhia, delegada a quatro estaleiros no País (Atlântico Sul, Rio Naval, Mauá e Itajaí). O aço responde por 30% do custo de um navio petroleiro do tipo suezmax, que serão construídos pelo EAS.

Segundo Arcadier, o segundo lote deve chegar em Pernambuco entre os meses de outubro e dezembro. Pelas regras da segunda licitação para a compra da matéria-prima, a empresa que levou o primeiro lote não poderia participar do segundo, explica.

PROMEF 2

Arcadier diz que a Transpetro deve anunciar, ainda este mês, os números do Promef 2 com a definição dos tipos e dos números de navios. O mercado tem especulado que o novo pacote deve ter entre 16 e 20 navios. Também vamos entrar na disputa do Promef 2 porque somos o maior estaleiro e o que dispõe de melhor tecnologia no País, assinala o presidente do Conselho de Administração do EAS, Carlos Camerato. Arcadier diz que a Transpetro deve anunciar, ainda este mês, os números do Promef 2 com a definição dos tipos e dos números de navios. O mercado tem especulado que o novo pacote deve ter entre 16 e 20 navios. Também vamos entrar na disputa do Promef 2 porque somos o maior estaleiro e o que dispõe de melhor tecnologia no País, assinala o presidente do Conselho de Administração do EAS, Carlos Camerato. Arcadier diz que a Transpetro deve anunciar, ainda este mês, os números do Promef 2 com a definição dos tipos e dos números de navios. O mercado tem especulado que o novo pacote deve ter entre 16 e 20 navios. Também vamos entrar na disputa do Promef 2 porque somos o maior estaleiro e o que dispõe de melhor tecnologia no País, assinala o presidente do Conselho de Administração do EAS, Carlos Camerato.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23