Suape

Aço para estaleiro sai da Ucrânia em junho

<P>Empresa Metinvest comercializou 18,2 mil toneladas para empreendimento do Complexo Portuário de Suape. Expectativa é que produto chegue ao Estado 35 dias depois de embarcado</P><P>O lote de aço número um, que será processado no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) em Suape para a montagem do prime...

Jornal do Commercio - PE
14/05/2008 21:00
Visualizações: 670

Empresa Metinvest comercializou 18,2 mil toneladas para empreendimento do Complexo Portuário de Suape. Expectativa é que produto chegue ao Estado 35 dias depois de embarcado

O lote de aço número um, que será processado no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) em Suape para a montagem do primeiro navio made in Pernambuco, vai sair da Ucrânia entre os dias 5 e 15 de junho. Fornecido pela siderúrgica ucraniana Metinvest, as 18,2 mil toneladas vão singrar mares durante 35 dias até desembarcar no Complexo Industrial Portuário de Suape. Com a chegada da matéria-prima, em julho, o EAS terá sua primeira data-marco, dando início à operação industrial do empreendimento com o corte das chapas de aço. A entrada do estaleiro em pleno funcionamento é prevista para junho de 2010.

O gerente executivo do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), Arnaldo Arcadier, diz que até o final deste mês deve fechar a negociação para o segundo lote do produto, que também será destinado ao Atlântico Sul. As chances são grandes de a Usiminas fornecer as 12 mil toneladas do segundo lote, atendendo ao nosso desejo de comprar o aço no mercado interno. Na primeira licitação, onde participaram 11 empresas, não foi possível por conta do preço, mas agora as coisas estão bem encaminhadas, revela.

Informações do mercado apontam que o aço contratado na Ucrânia teve preço 15% inferior ao oferecido nacionalmente. A Transpetro é responsável pela negociação das 420 mil toneladas necessárias para atender à encomenda de 26 navios da companhia, delegada a quatro estaleiros no País (Atlântico Sul, Rio Naval, Mauá e Itajaí). O aço responde por 30% do custo de um navio petroleiro do tipo suezmax, que serão construídos pelo EAS.

Segundo Arcadier, o segundo lote deve chegar em Pernambuco entre os meses de outubro e dezembro. Pelas regras da segunda licitação para a compra da matéria-prima, a empresa que levou o primeiro lote não poderia participar do segundo, explica.

PROMEF 2

Arcadier diz que a Transpetro deve anunciar, ainda este mês, os números do Promef 2 com a definição dos tipos e dos números de navios. O mercado tem especulado que o novo pacote deve ter entre 16 e 20 navios. Também vamos entrar na disputa do Promef 2 porque somos o maior estaleiro e o que dispõe de melhor tecnologia no País, assinala o presidente do Conselho de Administração do EAS, Carlos Camerato. Arcadier diz que a Transpetro deve anunciar, ainda este mês, os números do Promef 2 com a definição dos tipos e dos números de navios. O mercado tem especulado que o novo pacote deve ter entre 16 e 20 navios. Também vamos entrar na disputa do Promef 2 porque somos o maior estaleiro e o que dispõe de melhor tecnologia no País, assinala o presidente do Conselho de Administração do EAS, Carlos Camerato. Arcadier diz que a Transpetro deve anunciar, ainda este mês, os números do Promef 2 com a definição dos tipos e dos números de navios. O mercado tem especulado que o novo pacote deve ter entre 16 e 20 navios. Também vamos entrar na disputa do Promef 2 porque somos o maior estaleiro e o que dispõe de melhor tecnologia no País, assinala o presidente do Conselho de Administração do EAS, Carlos Camerato.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
Estudo
Firjan lança a 4ª edição do estudo Petroquímica e Fertil...
03/12/25
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Investimento
Indústria de O&> prioriza investimento em tecnologia de ...
02/12/25
Refino
Petrobras irá investir cerca de R$12 bilhões na ampliaçã...
02/12/25
Posicionamento
Proposta de elevação da alíquota do Fundo Orçamentário T...
01/12/25
Gás Natural
Distribuição de gás canalizado é crucial para a modicida...
01/12/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Centro de Formação Profissional da Universidade Tiradent...
01/12/25
Levantamento Sísmico
TGS inicia pesquisa na Bacia de Pelotas
01/12/25
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana em alta
01/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.