O tráfego marítimo no Porto de Santos ficou interrompido por mais de 13 horas, na última sexta-feira (31). O motivo foi o deslocamento de uma boia de sinalização, após ter sido atingida por um cargueiro, o que ocorreu por volta da 1 hora. Com isso, 14 navios deixaram de entrar ou sair do cais.
As causas do deslocamento ainda não foram identificadas. O equipamento fica na região onde é realizada a dragagem de manutenção no Trecho 1, entre a entrada da barra e o Entreposto de Pesca. A boia precisou ser deslocada para a homologação da profundidade naquela área e é um ponto onde há restrição de trânsito de embarcações.
Segundo a Praticagem de São Paulo, a boia se deslocou à 1h15. O órgão informou o fato à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administra o cais santista. Mas o departamento responsável pelo tráfego aquaviário só funciona a partir das 7 horas, o que atrasou o retorno das operações.
A Codesp informou que o problema foi solucionado às 11h20 por uma empresa terceirizada. Imediatamente, a estatal comunicou a Capitania dos Portos de São Paulo, que liberou o tráfego aquaviário no início da tarde.
“A primeira manobra aconteceu às 14h30 e, durante esse período, sete navios deixaram de sair, seis deixaram de entrar e um perdeu a maré para deixar o Porto”, informou o presidente da Praticagem, Paulo Barbosa.